Utilizar as plataformas como Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin como ferramentas de vendas para encontrar novos leads é uma das melhores estratégias para crescimento nas vendas.
Porém é preciso encontrar a melhor forma de prospectar dentro dessas plataformas de acordo com o segmento do seu negócio.
Nesse artigo vamos entender como é a jornada de prospecção de clientes através das redes sociais, confira nos próximos tópicos.
Usar esses canais para aumentar as vendas da sua empresa através de bom modelo de prospecção, poderá trazer resultados de vendas excelentes para o negócio.
Para isso é importante seguir algumas etapas que vão direcionar a prospecção de forma correta.
– Identifique o real potencial do cliente
Para que a prospecção seja assertiva e gere resultados, é preciso que a abordagem seja direcionada para aqueles clientes que de fato possuem potencial de compra.
Demonstre para o cliente que o produto / serviço trará soluções para os seus problemas, dessa forma o cliente se conectará mais facilmente a ideia de compra.
Para isso, encontre os potenciais clientes, entendendo seu público alvo e perfil ideal de cliente.
No Instagram por exemplo, é possível utilizar as hashtags e encontrar empresas ou pessoas interessadas em determinado item, e a partir daí iniciar uma estratégia de prospecção junto a esse público.
– Estabeleça uma conexão na abordagem
A prospecção, para gerar resultados, precisa ser feita de forma a gerar sintonia com o potencial cliente.
Esse cliente precisa se sentir compreendido, precisa perceber que a sua empresa entende o seu problema e está oferecendo a melhor opção para resolvê-lo.
Para isso, uma abordagem respeitosa, pontuando possíveis questões que possam ser facilmente resolvidas com o produto / serviço é uma excelente forma de estabelecer essa conexão.
Dessa forma a abordagem não se parecerá com uma venda, mas sim, uma troca de informações a cerca do tema / problema.
– Identifique o melhor formato para oferecer o produto / serviço
O primeiro passo é demonstrar para o cliente, novamente de forma respeitosa e sutil, o problema que existe.
A partir daí demonstre o que pode ser melhorado, pois quando o cliente tem ciência do problema, é o momento ideal de ofertar o produto / serviço que auxiliará na resolução dos problemas apontados.
– Etapa de fechamento
Seguindo para a etapa de fechamento é importante agir de forma tranquila.
O cliente não pode se sentir pressionado, nem perceber a ansiedade e desespero por parte de quem está vendendo.
Uma vez que o cliente tem ciência do problema entende que o seu produto / serviço é a melhor opção, então é questão de ajustar os detalhes para que o fechamento ocorra.
Utilize aqui perguntas fechadas, propondo o melhor horário e dia para efetivação do negócio por exemplo.
Atue com base em uma abordagem de prospecção relevante, ajustando as ferramentas de acordo com o perfil e realidade do cliente.
Caso a prospecção não evolua para um fechamento imediato, uma semente foi plantada ali, e futuramente a venda poderá ocorrer, de acordo com o tempo de maturidade do cliente.
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