A demanda por produtos digitais no mercado é constante e dinâmica, diariamente novos lançamentos são disponibilizados para os clientes.
Porém, mesmo com a alta demanda, o lançamento de um novo produto digital requer planejamento e estratégias adequadas.
Isso porque o sucesso do produto dependerá da sua construção, análise adequada de mercado, estratégias de divulgação corretas entre outros fatores.
E para ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto, listamos aqui 7 erros comuns ao lançar um produto digital e que precisam ser evitados, continue a leitura e confira!
Todo produto digital nasce de uma ideia e da demanda de clientes por essa ideia, mas é importante saber que apenas esses dois fatores não são suficientes para que o produto obtenha sucesso.
É necessário um extenso trabalho de pesquisa de mercado, formatação do produto, planejamento das etapas que o produto irá percorrer até o lançamento, e as estratégias que serão utilizadas para promove-lo.
Abrir mão desses itens fará com que o produto não alcance os objetivos esperados.
No lançamento de um produto digital não é recomendado negligenciar as fases que compõem as etapas de preparação.
Os clientes precisam enxergar valor no produto e como esse produto pode contribuir com suas vidas, e para entregar esse valor é preciso ter algo bem estruturado.
Como falamos anteriormente, um lançamento ocorre após uma série de etapas que garantem a viabilidade do produto e demanda de mercado por ele.
Por isso, para garantir um lançamento de sucesso é preciso evitar alguns erros comuns e que podem impactar diretamente no sucesso do projeto, confira abaixo:
Um produto digital precisa entregar valor e soluções aos seus clientes, por isso, ao pensar em lançar um novo produto, mesmo que haja concorrência, é preciso que seu produto se destaque.
Para o cliente deve ficar claro quais as vantagens, diferenciais e o valor agregado do produto que está sendo ofertado.
A fase de pesquisas é primordial para a realização de um lançamento, e é nessa fase que ocorre a definição da persona.
É preciso ser assertivo para traçar esse perfil, pois um posicionamento incorreto pode afetar seriamente os resultados financeiros do produto e sua aceitação no mercado.
Por isso é necessário levar em questão aspectos demográficos, interesses entre outros.
É essencial dispor de indicadores que demonstrem o desempenho de cada ação implementada, para garantir que o objetivo estabelecido para o lançamento seja atingido.
E esse é um erro comum quando se trata de lançamento de um produto digital, muitas empresas focam na formatação do produto e nas estratégias para ofertar isso ao cliente.
Mas é preciso implementar métricas de acompanhamento, de todos os indicadores relevantes como por exemplo índices de conversão, custo de aquisição de clientes entre outros.
É necessário acompanhar de forma constante o cronograma de outros lançamentos de produtos digitais.
Seu lançamento não deve coincidir com o lançamento de outro produto, isso pode impactar consideravelmente os seus resultados.
Por isso, é importante programar o lançamento para ocorrer antes ou depois de algum outro produto do seu mesmo nicho por exemplo.
Da mesma forma que o produto requer atenção e planejamento, a página de vendas também demandará esse mesmo esforço.
É preciso investir em um design atraente ao público alvo, e também investir em uma redação com qualidade e técnicas de persuasão e vendas.
Para isso é importante utilizar técnicas de SEO ou COPY, para fortalecer seu discurso de vendas e garantir melhores resultados.
O lançamento de um novo produto é um processo intenso e que requer preparo e dedicação.
Por isso, muitas empresas após lançarem o produto, passado o período inicial, deixam de acompanhar o seu desempenho.
O produto por si só não vai continuar vendendo, se não houver ações constantes para garantir a manutenção e crescimento das taxas de conversão.
É preciso se preparar para acompanhar as variações que podem surgir, e atuar com um bom plano de contingência.
É preciso ter autocrítica, porém isso não pode ser um obstáculo para que o lançamento ocorra.
Se as pesquisas feitas foram favoráveis, a persona está bem definida, as projeções de vendas são positivas, e o produto em si está bem desenvolvido então não há motivos para receios.
A falta de confiança no produto muitas vezes ocorre por insegurança e medo de que a aceitação não seja positiva.
Porém todos esses aspectos podem facilmente ser refutados, através de pesquisas sérias que comprovem a viabilidade do produto.
Esperamos que tenham gostado desse conteúdo. Para mais assuntos relacionados ao tema acompanhe nosso blog.
Até o próximo post!
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