Até o fim da década de 90, quando um cliente se mostrava satisfeito com o serviço, produto e atendimento de uma empresa, ele utilizada espontaneamente o boca a boca para fazer elogios e comentar sobre sua boa experiência. Mas todo esse processo era lento e de curta dimensão, que precisava do apoio de publicidade em mídias como TV e rádio para divulgar seu negócio.
A internet abriu novos caminhos para a divulgação e criação de negócios, que culminou com o surgimento do Facebook, que deu ao marketing outras proporções. Uma de suas inúmeras possibilidades que ele proporciona para as empresas é exatamente a de fazer com que os elogios e sugestões ganhem uma escala superlativa, ampliando a rede de visualizações e comentários a respeito da marca, em doses inimagináveis há pouco tempo.
De maior rede social do mundo, o Facebook também se tornou relevante para empresas de todos os portes, como plataforma de negócios e instrumento de marketing digital dos mais poderosos. Tudo pela base de usuários gigantesca e o poder e velocidade que a rede social tem em propagar um post.
No Brasil há mais de 68 milhões de usuários, com os mais diversos perfis. Um prato cheio de opções para que a empresa consiga identificar seu público alvo e se comunicar diretamente com ele.
A questão é que há também um número maciço de empresas e concorrentes buscando um lugar no gosto desses mesmos usuários e possíveis futuros clientes. Para se destacar e se transformar em marca de referência, é preciso adotar algumas táticas de guerra de marketing, para conquistar definitivamente seu público.
Embora o consumo do produto e a credibilidade da marca sejam o objetivo final, dentro do Facebook tudo o que uma empresa deseja é o engajamento. E ela não se intimida em utilizar todos os subterfúgios disponíveis para fazer com que os usuários interajam com os conteúdos publicados.
E é exatamente nesse ponto que o Facebook faz toda diferença. Não bastasse a quantidade recorde de usuários, ele também disponibiliza um conjunto de funcionalidades que faz com que ele também seja grande na gestão de marcas.
De conteúdos relevantes e de postagens gratuitas, há ainda o Facebook Ads, o serviço de anúncios da rede social e com inúmeras ferramentas para segmentar as postagens e dimensionar adequadamente as formas de investimento. Tudo para atingir o público-alvo em cheio e incentivar sua participação. Há ainda as publicações promovidas, que impulsiona as postagens para um público ainda maior do que ela alcança normalmente.
Como grande facilitador, o Facebook proporciona uma boa mensuração do desempenho da página e das postagens, o que possibilita identificar os erros e acertos das estratégias realizadas.
Há alguns fatores cruciais para a dificuldade de atingir os seguidores e consequente baixo engajamento. Um deles é a publicação de conteúdo não interessante e que não consigam comunicar adequadamente ao seu público alvo. Sem causar o mínimo de impacto, o leitor não se sente interessado suficiente para interagir.
Ter poucos fãs na página também diminuir a frequência de engajamentos. Buscar novas formas de conquistar mais curtidas é fundamental para expandir suas estratégicas.
Para driblar esses problemas e conquistar mais engajamento para sua página, separamos cinco dicas para gerar resultados com Facebook Marketing, que farão toda a diferença:
Os usuários do Facebook estão se interessando bastante em vídeos publicados diretamente pela plataforma da rede. Com isso, eles acabam gerando uma boa visibilidade e proporcionando maior engajamento.
s vídeos podem ser inéditos e criados especialmente para a rede ou podem ser captados pela web e divulgados, com a devida autorização dos autores. Mas sempre de acordo com o perfil da marca e de curta duração, para não cansar o usuário.
Os fãs adoram participar de um jeito diferente da marca, indo além de curtidas, comentários e compartilhamentos. Quando a empresa consegue criar um vínculo com seu fã, ela consegue extrair dele mais detalhes sobre seus gostos, suas ideias e o que deseja.
O primeiro passo é responder rapidamente os comentários e mensagens enviadas, o que faz o cliente se sentir ouvido e atendido. Em caso de críticas, lidar com elas sem rebater pode mudar o direcionamento do problema.
Faça campanhas na página que possam motivar os fãs a participarem, como envio de fotos utilizando o produto, concursos de frases, votações entre outros.
Muitas empresas ainda fazem postagens superficiais, sem nenhuma informação adequada ao público pertencente a página. E não compreendem que é exatamente esse conteúdo que motiva as pessoas a interagirem na página e dá a marca da credibilidade que deseja.
Use textos curtos, com boas imagens e procure informar e entreter seu leitor.
Mesmo que todos os conteúdos sejam relevantes a partir de agora, procure os que sejam mais chamativos ao público alvo e o impulsione, como forma de atrair mais pessoas para curtir a página.
Use o Facebook Ads para direcionar o investimento que deseja realizar e segmentar ainda mais o público desejado. Em geral, a resposta é bem rápida.
Uma página não sobrevive com excessos de promoções, mas é importante lançar promoções e descontos em momentos especiais, para causar impacto com os fãs. Promoções datadas e vinculadas a página são perfeitas para fidelizar o cliente.
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