Muitas empresas de pequeno e médio porte acreditam que a utilização do marketing digital é indicada apenas para os grandes empreendimentos. E que há um custo muito alto para realização do trabalho digital, inviável para orçamentos apertados.
Mas elas estão equivocadas, já que o marketing digital é perfeito para empresas de todos os portes, até mesmo para profissionais liberais, com um custo muito mais acessível do que qualquer outro tipo de mídia tradicional. Inclusive, empresas menores e com menor poder de penetração nas mídias, encontram no marketing digital a solução para se destacarem e encontrarem seu público alvo.
O marketing digital possui inúmeras ferramentas que são adequadas a cada necessidade de empresa, marca, especialidade e público. Para empresas de pequeno e médio porte, há cada vez mais soluções com o uso de ferramentas específicas, que fazem toda a diferença no atual mercado brasileiro.
Utilizando computadores ou outros dispositivos como smartphones e tablets, o número de internautas no Brasil não para de crescer, posicionando o país cada vez mais no topo das listas de maiores usuários da internet no mundo.
Um mundo em expansão que não pode ser ignorado pelos empreendedores. O mercado impõe essa participação, que há muito já deixou de ser uma mera escolha. Ou a marca está presente na internet, ou ela simplesmente “não existe” para seu público. Não se discute mais se é importante ter ou não um site, hoje o marketing digital faz parte da sobrevivência de toda e qualquer empresa existente no país.
O público que utiliza a internet faz toda a diferença, já que todos acabam conectados de alguma forma, mesmo que minimamente. É a chamada convergência digital, capaz de unir pessoas e marcas através de um clique.
O marketing digital não ignora o marketing convencional, eles se completam. Quando usados de forma coordenada, permitem obter uma abrangência total dos canais, atraindo todos os públicos alvos desejados.
Não há nada mais afinado com o pensamento do que é o marketing digital do que a frase de Albert Einstein: “Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa todo dia e desejar resultados diferentes”. Dessa forma, sem inovar não é possível crescer e, em muitos casos, até mesmo sobreviver.
Apesar do nítido impacto da web na vida das pessoas, ainda há empresários resistentes à ideia de investir no marketing digital e criar uma presença marcante na internet. E quando essa resistência está presente na concorrência você tem uma grande chance de dominar o mercado.
A resistência do concorrente também pode ser a sua, quando argumenta sobre a incompreensão e dificuldade em utilizar as técnicas de marketing digital. Essa resistência ao novo é natural, mas é preciso combatê-la já que as inovações têm levado os empreendedores a buscar conhecimento para não ficar atrás no mercado. Tal como a entrada dos computadores na vida empresarial, o acesso a internet e tantos outros mecanismos de evolução que se impuseram no negócio, o marketing digital é como um deles.
O primeiro passo para iniciar no marketing digital é criar um planejamento, cujos objetivos e orçamentos estejam bem definidos. A partir disso será identificado o público alvo e os consequentes canais onde eles podem ser melhor encontrados e acessados.
Com as escolhas certas, é enorme a possibilidade de negócios possíveis de serem gerados com uma boa campanha. Tudo deve ser sintonizado e pensado com detalhes e técnica para chegar no email marketing correto, ter uma boa audiência nas redes sociais e um lucro significativo na prática.
Presença em redes sociais, posicionamento no Google, conteúdo de sites e blogs, são as principais formas de atuação, onde o cliente, em qualquer parte do mundo, pode ter acesso a sua marca, sem nenhum esforço. E o marketing digital, que engloba a participação eficiente nas plataformas da web, também se preocupa com a qualidade do conteúdo oferecido e o design impactante que estejam adequados ao perfil da marca.
Na ausência de profissionais de marketing no corpo de funcionários da empresa, o serviço pode ser terceirizado. É preciso buscar parcerias que se identifiquem e compreendam a filosofia da empresa e seus objetivos.
E se ainda tem dúvidas se deve ou não partir para o marketing digital, separamos alguns outros benefícios para melhor compreensão:
– É possível mensurar os resultados de cada campanha, sabendo quase de imediato se ela está funcionando ou o que é preciso melhorar;
– A segmentação permite chegar diretamente ao perfil do público alvo das campanhas;
– Nem tudo é pago na web e boa parte do retorno de usuários é feito de forma gratuita;
– É possível realizar uma boa audiência com conteúdo relevante e estrutura de base de qualidade;
– Ótimo custo benefício; com a aplicação dos recursos e perfis certos, o retorno é praticamente garantido.
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