Uma das regras de mercado é encontrar maneiras de ampliar a visibilidade da marca ou da empresa para aumentar as vendas. E é ai, que as estratégias de Marketing Digital tornam-se essenciais para ser bem sucedido. A grande questão no entanto, é quanto deve ser investido nesta estratégia?
Para começo de conversa, existem inúmeras estratégias que podem ser trabalhadas. Para o mundo empresarial, as apostas mais interessantes são o marketing institucional e o de performance. Vamos comparar as duas e você decide qual é a melhor para a sua empresa:
Meta: Apresentar a sua marca e trabalhar a sua imagem para o mundo.
Investimento constante;
O que envolve? Desenvolver a sua logomarca, site (blog), definir sua linguagem e manter as mídias sociais atualizadas. Construir materiais gráficos (cartões, imagens para postagens).
Meta: Relacionada ao volume de vendas, ou seja, é adotada para aumentar suas conversões.
Investimento deve levar em conta a porcentagem de faturamento;
Quando usar? Datas comemorativas específicas do calendário anual, que estejam relacionadas com o seu produto. Por exemplo: Dia das Mães (todos os segmentos), Páscoa (Chocolates e itens relacionados), Dia Mundial do Meio Ambiente (para produtos com uma pegada mais sustentável).
O que envolve? Criar campanhas promocionais, planejar formas de incentivar as compra. E criar campanhas fixas para aumentar as vendas (aniversário da empresa por exemplo).
O que os especialistas dizem…
Os dois caminhos levam ao crescimento das vendas e até é aconselhado adotar as duas estratégias alternadas. Assim, você reforça a imagem da sua empresa ao mesmo tempo que cria a necessidade de consumo.
E assim, você estabelece um vínculo com o seu cliente que sempre voltará para as suas mídias em busca de novidades.
O próximo tópico deste artigo é a parte prática da aplicação das estratégias escolhidas. Vamos ao passo a passo para saber o quanto você deverá investir.
Planejamento é essencial para aumentar as suas vendas e reforçar a sua marca no mundo digital porém, com consumidores reais.
Com ele você define as questões importantes que devem ser trabalhadas por exemplo, quais campanhas vão precisar de mais investimento? Ou ainda, quais produtos precisam ser mais evidenciados nas suas redes sociais?
Além disso, existem outras questões que devem ser investigadas relacionadas ao retorno do investimento com ações de marketing digital?
Complemente a análise, delineando um panorama de mercado. Inclua dados específicos relacionados ao seu segmento de atuação. Aqui entram também informações sobre o comportamento do seu consumidor, desde compras até canais de comunicação que eles utilizam.
Para encerrar, faça uma análise de pontos fortes e fracos da sua marca para descobrir como anda a sua competitividade. Como é a percepção da sua marca e as concorrentes?
E enfim, você chega as questões finais deste processo
Quanto você está lucrando?
Quanto deve investir em ações de marketing para se destacar e alcançar sua meta?
O mercado e a relação de consumo está em evolução e sabemos disso. Já há algum tempo o marketing tem evoluído de simples campanhas para algo mais sensorial. Lojas físicas investem em perfumes próprios, grandes marcas criam relações de experiência ao invés de consumo. Algumas investem em marketing sustentável.
Porém, existe um comportamento cada vez mais comum e irreversível: pessoas compram mais pela internet do que em lojas físicas. Isso quer dizer que investir em estratégias de marketing digital é uma forma de atrair seu público alvo para a sua loja (física ou virtual).
E a estimativa é que até 2021, empresas destinarão 17% da verba publicitária para campanhas em mídias sociais. Pelo menos, é o que dizem os relatórios publicados pela Forrester Research e a eMarketer. E considerando que 2018 campanhas de marketing digital receberam 25% do orçamento das empresas, o valor de investimento é viável.
Assim, chegamos a porcentagens do seu faturamento que devem ser destinadas a investimentos em marketing digital.
Iniciantes – precisam consolidar a imagem da empresa portanto, devem investir de 12% a 20% do faturamento em ações de marketing.
Empresas consolidadas – precisam manter a visibilidade, portanto é indicado destinar de 6% a 12% de verbas para o marketing digital.
Empresas B2B – até 8% do faturamento;
Empresas B2C – até 10% do faturamento.
Portanto, defina suas metas e crie seu planejamento. Assim, você vai saber o quanto deverá investir em marketing digital. E lembre-se as estratégias são contínuas portanto, pense nelas por um período maior (semestral ou anual).
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