Você já analisou o quanto a tecnologia e a internet mudaram a relação de consumo e consequentemente o modo de fazer marketing? Hoje, existe o marketing off-line e o Marketing 4.0 que é feito na web para atrair os consumidores online.
O pai das estratégias de marketing Philip Kotler analisou essa evolução e segundo ele as empresas vão combinar as ações off-line e online. Vamos definir por off-line toda a publicidade feita em TV, jornais e revistas. E online, as campanhas publicitárias disparadas em mídias sociais e outros canais da internet.
A grande questão é como mesclar as duas apostas? Neste artigo, abordaremos as estratégias de marketing digital (4.0) e como você adotá-las para ampliar a sua performance empresarial.
A internet é o meio de informação mais democrático que existe atualmente. No alcance dos dedos, uma pessoa consegue dados sobre empresas, marcas, produtos e serviços. Além é claro, de participar de fóruns sobre segmentos do mercado e ter opiniões de outros consumidores sobre o produto.
Na internet não existe a barreira geográfica e nem as limitações do idioma. Por isso, reforçamos é um ambiente que envolve inúmeras pessoas simultaneamente. Assim, o Marketing 4.0 impacta diretamente e de forma imediata os resultados do seu negócio.
Então, vamos falar sobre as mudanças que esta tendência traz para as ações publicitárias:
– Inclusão
No marketing off-line a ideia de exclusividade era absoluta. No entanto, nesta nova fase, o Marketing 4.0 bem aplicado deve incluir o maior número de consumidores. Não é à toa que temos visto mais campanhas “ousadas” incluindo grupos que antes não tinham visibilidade.
– Fluxo horizontal
Antes as campanhas eram vertical, ou seja, empresas de um lado e consumidores de outro. Hoje, o cliente tem voz portanto, no Marketing Digital todos caminham lado a lado para o mesmo sentido.
– A vez das experiências de consumo
Se antes a ideia de marketing para atrair o consumidor era a exclusividade e hoje ela não vende. Surge então, uma nova modalidade de consumo. Compartilhar as experiências com o produto na internet é algo essencial. Por isso, grandes marcas tem investido em embaixadores ou em encaminhar lançamentos para os influenciadores digitais testarem. A opinião deles, é um fator decisivo para a compra do seu consumidor.
Com essas previas sobre as mudanças na relação de consumo, vamos as dicas de como aplicar o marketing 4.0.
Se antes as empresas adotavam um tom formal, hoje elas precisam se aproximar dos clientes. Humanizar a sua marca é uma estratégia de Marketing 4.0 que funciona muito bem porque cria vínculos com o seu consumidor.
Quer exemplos? Você já deve ter visto a “Vivi” da Vivo, a “Thaty” do O Boticário ou a “Bere” da Quem disse Berenice. Essas personas ajudam os seus clientes além de sempre trazerem informações sobre produtos ou serviços.
Ao criar uma persona para a sua empresa, crie um padrão de linguagem que ela irá adotar, a personalidade dela deve estar alinhada com os valores da marca. Considere também o seu público alvo para definir traços de comportamento da sua persona.
Mas atenção, estude bem seu público alvo e planeje bem suas características para ser assertivo.
A persona da Netflix é uma persona assertiva. Se você acompanha as redes sociais da empresa de streaming sabe que as respostas tem um tom divertido e jovial. Assim como, a maioria dos consumidores da marca. E percebe o quanto a estratégia funciona, não é mesmo?
Visibilidade é tudo no marketing digital. E uma forma de atrair a atenção do seu público é criar canais de conteúdo. Defina assuntos interessantes, crie pautas e cronogramas de publicação para fazer com que o seu cliente sempre retorne à sua loja.
Você pode incluir mensagens relevantes sobre a sua marca e fortalecer sua imagem no Top of Mind deste consumidor. Outro diferencial é oferecer e-books, infográficos, conteúdo audiovisual. Entre outros elementos que ele poderá acessar sempre que precisar se aprofundar sobre um tema.
E quando o seu conteúdo se destaca, você ganha um embaixador da sua marca. Ou seja, alguém que sempre indicará você como fonte de informação. E assim, você tem a chance de conquistar um novo cliente. Com essas duas dicas, você já tem meio caminho andado na sua jornada para o Marketing 4.0. Agora é com você, planeje sua comunicação para ter Alta Performance!
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