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Publicado por William Teixeira sobre fevereiro 27, 2019
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10 dicas de empreendedorismo para dentistas

Na odontologia, como em qualquer outra profissão, existe uma grande demanda de profissionais e de estabelecimentos no mercado, prontos para atender aos mais diversos públicos.

Para profissionais da área que desejam empreender, assim como em qualquer outro segmento, para alcançar destaque nesse “mar de concorrentes” é necessário empreender com estratégias e aplicar técnicas de gestão e comerciais.

Mas afinal como aplicar o empreendedorismo para dentistas utilizando estratégias comerciais? Nos acompanhe nessa leitura e descubra dicas essenciais para o seu futuro negócio.

O que é o empreendedorismo?

O empreendedorismo é algo relativamente novo, esse conceito foi estabelecido aqui no Brasil há cerca de 30 anos, e ao longo desse período muitas pessoas se arriscaram no concorrido mercado comercial de produtos e serviços.

O empreendedor é aquele indivíduo que busca iniciar uma operação de venda de produtos ou serviços de forma individual, ou seja, sem vínculos empregatícios com outras organizações, é aquele profissional com perfil visionário que enxerga uma oportunidade e parte em busca de alcançar seu objetivo e consolidar seu negócio no mercado.

Desafios de empreender

Para empreender é necessário mais do que o desejo de se montar o próprio negócio, que é muito comum para os profissionais dentistas.

Porém para que o negócio dê certo e seja de fato rentável é necessário investir em planejamento, buscar conhecimento comercial e de marketing, além de estruturar a abertura do consultório por meio de um plano de negócios.  

Na área da odontologia esses requisitos podem ser desafiadores à primeira vista, visto que não faz parte da grade curricular dos formandos, disciplinas que abordam tais temas, mas isso não significa que seja mais difícil o empreendedorismo para dentista, significa apenas que demandará maior estudo e planejamento desses profissionais no início do seu negócio.

10 dicas de empreendedorismo para dentistas

E para ajudar a organizar suas ideias e obter um ponto de partida para abrir o seu consultório ou clínica odontológica separamos 10 dicas importantes na hora de empreender, confira!

– Dica Nº 1 – Estude o Mercado

Uma vez que você decidiu empreender e abrir seu próprio consultório/clínica, é importante pesquisar o mercado e avaliar em qual subsegmento você poderá atuar, como por exemplo na área de ortodontia, endodontia, odontopediatria, enfim.  

– Dica Nº 2 – Se Especialize

Para que você obtenha maior sucesso em seu novo negócio é importante que seja oferecido um serviço especializado, em que seus clientes/ pacientes se sintam seguros em serem tratados por um profissional especializado naquela determinada área em que eles buscaram atendimento.

– Dica Nº 3 – Monte um Plano de Negócios

Para iniciar de fato a abertura do negócio é essencial montar um plano de negócios, o plano de negócios garantirá maior clareza das informações referentes ao futuro empreendimento, e garantirá que o empreendedor tenha maiores chances de êxito no seu negócio.

– Dica Nº 4 – Estabeleça Parcerias

Outra dica importante para quem está iniciando no mundo do empreendedorismo é estabelecer parcerias com outros profissionais ou estabelecimentos odontológicos, você pode optar por abrir o seu consultório sozinho, ou em parceria com outros profissionais.

E caso você decida por uma parceria, procure profissionais sérios, éticos e com a sua mesma visão de negócios, e antes de iniciarem formulem um contrato social para reger de forma legal essa parceria.

– Dica Nº 5 – Busque Fornecedores

É importante também buscar fornecedores que vão disponibilizar os insumos necessários para o desenvolvimento das atividades em seu consultório, por isso ao iniciar o seu negócio busque fornecedores sérios e com preços competitivos.

– Dica Nº 6 – Contrate sua equipe de trabalho

Um consultório precisa de profissionais para atuar nas áreas de recepção / limpeza / manutenção / auxiliar de consultório, enfim.

Inicialmente você não precisa contratar muitas pessoas afinal essa contratação terá um custo, mas um profissional para atuar no atendimento dos clientes é importante.

Busque um perfil cortês, receptivo, e que possua habilidades de relacionamento com o público.

– Dica Nº 7 – Invista em Marketing Digital

O Marketing Digital é uma poderosa ferramenta de prospecção e vendas, explore o potencial das estratégias de marketing digital, invista em gestão de mídias, material impresso, prospecção de clientes online, site para seu consultório, faça a sua identidade visual ser reconhecida no meio web.

– Dica Nº 8 – Invista em Prospecção de Clientes

Para quem está iniciando um negócio obter clientes é uma necessidade primária, a prospecção de clientes é uma forma de atrair o público para o seu negócio e estabelecer relações de longo prazo.

Seja por telefone, e-mail, redes sociais, corpo a corpo, o importante é divulgar o seu estabelecimento e atrair potenciais clientes.

– Dica Nº 9 – Invista em um Ambiente Clean e Acolhedor

Consultório Odontológico não é o destino preferido das pessoas, então para quebrar essa resistência inicial e garantir que seus clientes se sintam à vontade e queiram voltar, invista em um ambiente clean, acolhedor, descontraído e aconchegante, com certeza seus clientes vão se sentir mais à vontade e propensos a retornar ao seu consultório em outras oportunidades.

– Dica Nº 10 – Seja Resiliente

Abrir um negócio não é fácil, e até que o seu negócio se estabeleça e gere os resultados que você espera pode levar algum tempo, ter resiliência é fundamental para não desanimar e acabar desistindo do seu empreendimento. Desafios surgem em qualquer tipo de negócio, se você deseja empreender e está em busca de mais informações, entre em contato conosco, será um prazer apoiá-lo!

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William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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