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Publicado por William Teixeira sobre agosto 31, 2019
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    Você por acaso já ouviu falar sobre Mobile First? A expressão surgiu entre os anos de 2009 e 2010, quando foi elaborada por Luke Wroblewski.

    Inicialmente ele postou sobre o assunto em seu blog e, em seguida, resolve difundi-lo ainda mais, através de um livro de extremo sucesso.

    Livro este, inclusive, que é considerado como leitura obrigatória para aqueles que desejam compreender a técnica a fundo, podendo aplicá-la em dispositivos móveis e posteriormente na criação de sites. 

    Mas afinal, em que consiste a técnica e quais as suas vantagens? Esta e outras perguntas serão respondidas no decorrer deste artigo.

    Portanto, o ideal é que você realize a leitura com muita atenção para ficar por dentro de tudo sobre o assunto.

    O que é Mobile First?

    Desde os primórdios da Internet, os sites são criados inicialmente para desktops e, posteriormente, adaptados para os dispositivos móveis.

    Contudo, com o ritmo acelerado da atualidade, fica difícil parar para utilizar um desktop. Logo, apelamos para a utilização dos celulares, tablets e outros dispositivos mobile.

    Assim, eles vêm roubando a cena e se popularizando cada vez mais. Isso se deve principalmente à praticidade destes aparelhos, que é um fator importante em nosso cotidiano.

    Pensando nisso, Wroblewski decidiu criar o conceito de Mobile First. Nele, o site deve ser primeiro criado para a plataforma mobile e depois ser adaptado para o desktop e outras plataformas.

    Dessa forma, podemos dizer que segue à risca a sua proposta, uma vez que a tradução para Mobile First é “móvel primeiro”.

    Por que investir em Mobile First?

    Para responder esta questão, basta pensarmos no número de pessoas que utilizam smartphones em nosso país.

    Segundo pesquisas, o brasileiro é o povo mais conectado aos smartphones em toda a América Latina.

    Aliado ao grande número de telefones conectados, o tráfego de dados mobile aumenta cerca de 50% a cada ano.

    Observando essas informações, é possível concluir que a maneira mais fácil e rápida de chegar até seu público, seja ele qual for, é através dos dispositivos móveis.

    Logo, podemos dizer que focar no mobile não é uma opção de luxo e sim uma necessidade urgente para quem deseja se destacar no mercado.

    Sendo assim, as empresas buscam cada vez mais trazer uma experiência satisfatória e completa para seus clientes através de plataformas móveis.

    Quais são as vantagens do Mobile First?

    Como pudemos observar, o conceito de Mobile First é peça fundamental para o desenvolvimento de sua empresa.

    Ele possibilita uma comunicação mais direta e dinâmica com seus clientes. Porém, além disso, a modalidade ainda proporciona outras vantagens.

    Um forte exemplo é que sites que seguem o conceito se localizam em um melhor ranqueamento no Google.

    Isso ocorre pois, desde 2018, os acessos por dispositivos móveis superou os realizados através de um desktop.

    Assim, o Google optou por ranquear e classificar as páginas em sua plataforma de buscas a partir de suas versões mobile.

    Com isso, quem possui sites voltados principalmente para dispositivos móveis sai na frente no mercado.

    Fora isso, quando observamos sites moldados para dispositivos mobile, é possível notar que os parâmetros de priorização da informação se modificam.

    Dessa maneira, os desenvolvedores precisam definir quais são as informações mais relevantes, colocando elas em destaque.

    Isso torna a experiência do usuário muito mais informativa e direta. fazendo com que o site fique limpo, funcional e visualmente agradável.

    Isso tudo faz com que a sua marca ganhe mais credibilidade, uma vez que quando o cliente está mais satisfeito, pode enxergar um valor maior em sua marca.

    Pontos que necessitam de atenção

    Ao trabalhar com projetos mobile, o interessante é que você não priorize apenas a forma, mas também o conteúdo de seu site e a navegabilidade que ele proporciona ao usuário.

    Um ponto que requer extrema atenção é a velocidade de seu servidor. Isso porque uma pesquisa realizada pelo Google Data revelou que mais da metade dos usuários abandonam as páginas mobile quando elas levam mais de 3 segundos para carregar.

    Além disso, ainda pensando no carregamento da página, é importante que seu conteúdo seja informativo e prenda a atenção do leitor logo em suas primeiras linhas.

    Dessa maneira, ele não irá abandonar o endereço caso o carregamento seja demorado. Esta é uma maneira eficaz de atrair e prender os seus clientes.

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    William Teixeira
    William Teixeira
    Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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