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    Muitos empreendedores se perguntam se realmente vale a pena investir em SEO ou isso é papo de marqueteiro. Portanto, se é possível pagar impulsionamento no Facebook e links patrocinados, por que perder tempo com busca orgânica?

    Entretanto, o SEO é uma das maiores preocupações de quem trabalha com estratégias de Marketing Digital para empresas. E por que será? Será que realmente vale a pena investir em SEO?

    É o que veremos a seguir. Para saber mais, siga a leitura até o fim!

    O que é SEO?

    SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization. Esse termo, em português, significa algo como Otimização para Motores de Busca.

    Em poucas palavras, SEO é um conjunto de técnicas que visa deixar um site ou blog mais otimizado para ser lido e compreendido por motores de busca como o Google, Bing ou Yahoo.

    Então, a ideia é favorecer o seu site para que ele seja mais bem ranqueado pelos buscadores, o que resultaria em mais visitas.

    Por que vale a pena investir em SEO?

    Entretanto, se é possível pagar impulsionamentos e links patrocinados para aparecer para o seu público online, por que vale a pena investir em SEO? Veja alguns motivos a seguir!

    1. Primeira página do Google

    É apenas com um bom trabalho de SEO que o seu site vai parar na primeira página no Google. E é ali que está todo o tráfego que você precisa.

    Para se ter uma noção, 95% de todas as pessoas que buscam algo no Google não vão além da primeira página dos resultados. Ou seja: se seu site não estiver ali, não receberá visitas.

    2. Mais competitividade

    Portanto, investir em SEO vale a pena, porque permite que seu site ou blog ganhe competitividade contra os concorrentes. Aliás, um bom trabalho de SEO pode colocar uma empresa pequena em pé de igualdade contra um gigante do mercado na Internet.

    3. Mais pessoas para o funil de vendas

    Uma das vantagens de estar na primeira página do Google é trazer mais pessoas para a sua estratégia. Isso gera um efeito cascata impressionante no seu funil de vendas.

    Se mais pessoas vão parar no site, mais pessoas são convertidas em leads. Isso aumenta sua lista de e-mails, que aumenta o número de clientes.

    Além disso, mais gente no seu funil significa mais dados para que você possa avaliar a estratégia e ver o que funciona e o que dá errado. Isso leva a uma otimização, que aumenta a conversão e o ciclo se repete.

    4. Mais barato do que links patrocinados

    Além disso tudo, vale a pena investir em SEO pois é mais barato do que pagar links patrocinados e impulsionamentos, especialmente no longo prazo.

    Além disso, aparecer na primeira página do Google gera mais credibilidade com o leitor, ao contrário dos anúncios impulsionados. Assim, o público confia mais nesse conteúdo do que no dos links patrocinados.

    Que ações fazer hoje para melhorar seu SEO?

    Agora que você já se convenceu de que vale a pena investir em SEO, que tal aprender algumas ações básicas que você pode fazer hoje mesmo e que melhorarão a sua posição no Google? Veja!

    1. Instalar certificados SSL

    Os certificados SSL são protocolos que criptografam todos os dados trocados entre o servidor do seu site e o visitante. Na prática, torna a conexão muito mais segura.

    O Google valoriza isso e favorece sites com certificados SSL nas suas páginas de resultados de buscas.

    2. Fazer site responsivo

    Outro ponto favorecido pelo Google é a experiência do usuário. Hoje em dica, cada pessoa acessa um site de um dispositivo diferente. Você pode estar lendo isso em um computador ou celular, por exemplo.

    Por isso, é importante fazer um site responsivo que se ajuste aos diferentes tamanhos de telas. O Google valoriza isso e privilegia sites responsivos nas buscas.

    3. Instalar um chatbot

    Outro elemento que ajuda a melhorar a experiência do usuário é um chatbot. Ele mantém o visitante mais tempo na página e faz com que ele fique mais satisfeito com o site.

    O Google percebe isso e passa a compreender a sua página como uma autoridade no assunto, o que privilegia o seu ranking nas páginas de buscas.

    4. Otimizar imagens

    Um elemento que prejudica muito o seu posicionamento nos motores de buscas é o peso do seu site. Se ele levar mais de 3 segundos para carregar, o Google já não considera que vale a pena indicá-lo para o leitor.

    Para otimizar o tempo de carregamento de páginas, faça um trabalho de “emagrecimento” nas suas imagens. Salve-as em formatos com poucos dados, o que deixa seu site muito mais leve.

    Como deu para ver, vale a pena investir em SEO. Afinal, os resultados são sensíveis. No entanto, as técnicas não são simples o suficiente que qualquer um pode fazer. Por isso, contrate profissionais para obter os melhores resultados.

    E você, já investiu em SEO? Então conte pra gente quais os resultados obtidos!

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    William Teixeira
    William Teixeira
    Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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