Para lançar um novo produto digital no mercado, é preciso passar por uma série de etapas que envolvem desde o desenvolvimento do produto em si, até a validação e definição das estratégias de marketing.
Antes de investir tempo, esforço e recursos financeiros é importante atestar a viabilidade desse produto.
Para isso o produto deve passar por uma fase de validação, onde será mapeado se há mercado, e se o lançamento será bem sucedido.
E é justamente sobre como avaliar o mercado para um novo produto digital que falaremos ao longo desse texto, nos acompanhe na leitura!
Quando nasce a ideia de um novo produto, surgem também as dúvidas em relação a aceitação pelo público alvo, quanto cobrar, e se o produto será atraente para compra.
Para garantir que o produto digital em questão valha o investimento de tempo e recursos, é essencial que o mesmo passe por um processo de validação.
A validação vai confirmar se de fato há mercado, e se o público alvo estará disposto a pagar pelo seu produto.
O ponto de partida para a validação de um novo produto é a pesquisa de mercado, é preciso avaliar junto aos potenciais clientes se há a abertura e demanda para o produto.
Em se tratando de um produto digital, o mesmo deve vir com a proposta de ajudar o cliente a resolver algum problema ou adquirir uma nova habilidade.
Explorando esses aspectos é possível identificar se o produto fará sentido para esses clientes ou não.
Ainda na etapa de pesquisa é importante também avaliar o comportamento da concorrência.
Entender quais são seus pontos fortes, fraquezas e se há espaço para um novo produto.
Alguns exemplos de ferramentas de pesquisa de mercado, são formulários enviados e respondidos por e-mail, e através das próprias redes sociais.
A persona é basicamente o perfil ideal de cliente para um produto, para atribuir uma persona será necessário levantar informações como localização geográfica, sexo, faixa estaria, nível de escolarização, renda e interesses.
É importante criar uma persona a partir da pesquisa de mercado, para que o produto e toda a estratégia de marketing sejam desenvolvidos com base nessa persona.
Seu produto pode ainda trabalhar com diferentes personas (perfis), nesse caso é possível alinhar a comunicação e linguagem para atrair a ambos.
A landing page é uma importante ferramenta para testar um produto em fase de desenvolvimento e também para coletar e-mails de leads.
A landing page se trata de uma página com recursos direcionados para a conversão dos seus visitantes em leads, oportunidades e cliente.
Esse tipo de recurso pode contribuir tanto para testar o produto em si, quanto para ajudar a estabelecer um preço sugerido para a comercialização do produto.
Uma landing page é a melhor forma de saber, quanto seus clientes estão dispostos a pagar por seu produto.
A proposta de um vídeo demonstrativo é a da expor ao público informações sobre o produto em questão, testando a receptividade do mercado.
Aqui a ideia é desenvolver um vídeo de poucos minutos, com informações sobre o funcionamento e usabilidade do produto.
Por meio dessa estratégia é possível “coletar assinaturas” através de uma landing page por exemplo, sendo possível medir a aceitação do mercado.
Para testar o produto por meio de vídeos demonstrativos, não é necessário ter o produto pronto.
Esse recurso pode ser utilizado mesmo que o produto ainda esteja em desenvolvimento, ou seja apenas uma ideia em estudo.
Todas essas etapas são essenciais para atestar a viabilidade de um novo produto digital, por isso devem ser desenvolvidas preferencialmente antes de iniciar a construção do produto.
Isso pode gerar otimização de tempo e recursos, pois caso o projeto demonstre ser inviável, não houve ainda o investimento de recursos.
Por isso a importância da validação, para evitar prejuízos financeiros em decorrência de um produto sem abertura e aceitação no mercado.
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