Uma agência de lançamento é um parceiro essencial para se garantir um lançamento consistente e com bons resultados.
Mas a agência de lançamento não fará todo o trabalho sozinha, é preciso que haja um alinhamento e cooperação entre o empreendedor e a agência para que as estratégias implementadas tragam os resultados esperados.
E é justamente sobre alguns erros fatais, que podem pôr em risco sua estratégia de marketing digital que vamos falar ao longo desse conteúdo.
Nos acompanhe e confira.
– Focar em um único canal
O primeiro erro fatal que pode de fato, prejudicar todo o plano desenvolvido para o produto é o cliente concentrar seus esforços em um único canal.
A junção de diferentes canais trará melhores resultados, do que utilizar um único canal como ferramenta de divulgação e prospecção.
Certamente que cada nicho tem um canal que alcança seu público alvo de forma mais efetiva, mas isso não exclui a importância de ampliar sua atuação para outros canais, e assim conquistar maior visibilidade e notoriedade para seu produto.
– Não cumprir com suas obrigações corretamente
Há uma ideia equivocada de que ao estabelecer parceria com uma agência, essa fará todo o trabalho relacionado ao lançamento do produto.
E isso não é verdade, a agência não é responsável por uma série de ações que devem ser executados pelo cliente, como por exemplo as etapas de criação e desenvolvimento do produto.
Outro ponto importante é que o cliente deve acompanhar o desenvolvimento de cada etapa, monitorando os resultados e propondo ações quando necessário.
Dessa forma, e havendo cooperação os resultados obtidos serão mais assertivos.
– Mudar de foco muitas vezes
Não há problema em alterar a direção em que ambos (agência e cliente) estão trabalhando, mudar o foco pode inclusive ser positivo e necessário para o sucesso do produto.
Mas quando essa mudança ocorre de forma constante, e sem métricas que justifique constantes alterações, além de desgastar a parceria também pode afetar os resultados obtidos.
Por isso, antes de mudar o foco no desenvolvimento dos trabalhos, é importante avaliar junto a agência a assertividade da mudança em questão.
– Não contar com uma equipe ou estrutura comercial
Apenas uma equipe estruturada é capaz de atuar de forma efetiva, na implementação e desenvolvimento de ações comerciais para garantir a rentabilidade do produto.
Aqui não se trata de grandes equipes, pois muitos clientes inicialmente não têm recursos para uma grande estrutura comercial.
Mas sim da importância de se ter uma equipe comercial, para dar sequência nas ações de marketing desenvolvidas.
A equipe de vendas é a responsável pela comercialização do produto, por isso é importante investir em profissionais qualificados para atuar nas estratégias comerciais.
– Confundir o papel da agência com de uma equipe interna de marketing
A agência desenvolverá estratégias de marketing digital para lançamento e comercialização de um produto digital.
Veja bem, ela desenvolverá estratégias, mas há uma infinidade de ações que devem ser executadas internamente pelo cliente, seja pela equipe de vendas ou de marketing.
O cliente muitas vezes projeta expectativas incoerentes junto a agência.
É importante entender que o papel da agência como falamos acima, é diferente de uma equipe de marketing interna, pois ambas possuem o mesmo objetivo, porém com diferentes responsabilidades, atuando em parceria entre si.
– Confundir os resultados de marketing com resultados de vendas
Esse erro é bem comum.
Muitos clientes confundem os resultados de marketing obtidos, com os resultados de vendas geradas.
O marketing é uma ferramenta que influencia na conversão de novas vendas, mas ele não é responsável diretamente pela efetivação de novas vendas.
Por isso é preciso trabalhar com uma equipe comercial alinhada as estratégias de marketing do produto, para transformar essas ações de marketing em vendas.
Resultados de marketing não são resultados de vendas, é importante ter atenção com esses números para não haver interpretação equivocada dos números.
– Confiança na relação de trabalho
E por último, mas não menos importante, é preciso haver confiança na relação de parceria entre o cliente e a agência.
Lembrando que o trabalho só será bem sucedido, se houver efetiva colaboração por parte do cliente.
A agência não consegue desenvolver todas as ações sozinha, e nem faz parte do seu escopo.
A confiança e sinergia entre agência e cliente é essencial para alcançar os objetivos esperados.
Esperamos que os 7 erros possam ajudá-lo a estabelecer uma parceria de sucesso, e alcançar melhores resultados.
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