O marketing orientado a dados (data driven marketing) é uma ferramenta essencial para empresas que desejam atuar de forma mais assertiva junto aos seus leads.
Por meio do marketing orientado a dados é possível ter acesso a informações transacionais e comportamentais do seu público, e com base nesses dados desenvolver estratégias mais adequadas para atrair e reter clientes.
Nos acompanhe nos próximos tópicos e saiba mais sobre o marketing orientado a dados.
Como falamos no início, o marketing orientado a dados utiliza dados do público alvo, para determinar as ações de antes, durante e após uma campanha de marketing, para que os resultados de vendas sejam melhores e mais expressivos.
É importante entendermos que todas as campanhas de marketing que obtiveram bons resultados, foram desenvolvidas com base em dados, pesquisas de mercado e mensuração.
As informações obtidas através do marketing orientado a dados serão transformadas em ideias e ações, a serem aplicadas em planejamentos e campanhas comerciais.
Além disso, o marketing orientado a dados permite que a empresa identifique as tendências de mercado e com base nessas tendências, realize suas projeções de crescimento futuro.
Usar dados para obter informações que vão nortear as estratégias de marketing, com base nas preferências dos consumidores e potenciais clientes é uma forma inteligente de conquistar maior competitividade no mercado.
Temos muitos benefícios ao utilizar o marketing orientado a dados, conheça alguns deles:
Já sabemos que alguns dos principais objetivos do marketing orientado a dados é o de proporcionar maior eficiência das ações de marketing, e também melhorar a experiência do cliente.
Para isso, separamos alguns passos necessários no processo de implementação de marketing orientado a dados, veja abaixo:
– Etapa de Análise
Esse é o princípio do data driven marketing, pois na etapa de análise a empresa determinará quais os objetivos a serem alcançados por meio da estratégia de marketing baseada em dados.
A partir daí será possível identificar quais dados serão necessários, e com isso entender melhor a jornada do cliente.
Além disso, na fase de análise é possível definir metas e indicadores de desempenho, que permitirão medir a eficiência das ações de marketing a partir dos dados coletados.
– Etapa de Automatização
O marketing orientado a dados irá trazer um grande volume de dados que os clientes estão produzindo.
Toda essa informação pode se tornar excessiva para que a equipe de marketing possa coletar, processar e analisar.
Por isso, implementar ferramentas e tecnologias de automação de marketing permitirá um uso mais assertivo e eficiente desses dados, com melhores resultados.
– Etapa de Compartilhamento
Naturalmente os dados obtidos através de marketing orientado a dados serão utilizados pelas equipes de marketing e comercial.
Porém esses dados podem também contribuir com o trabalho de outras equipes da empresa.
Por isso, o compartilhamento de forma planejada e com critério adequado pode potencializar os resultados do data driven marketing para o negócio.
– Etapa de Análise e Acompanhamento
Várias empresas utilizam o marketing orientado a dados, por isso, acompanhar as tendências e principalmente o que a concorrência tem praticado é necessário para que se possa acompanhar as mudanças do mercado.
Além disso, manter os indicadores de monitoramento atualizados, de acordo com as metas estabelecidas permite acompanhar se o data driven marketing está trazendo os resultados esperados.
Como vimos, o marketing orientado a dados permite a empresa desenvolver ferramentas para estruturar o marketing e implementar ações de vendas assertivas.
Para mais conteúdos como esse acompanhe nosso blog.
Até a próxima.
Receba dicas e materiais relevantes para seu negócio.
A LAÇO DIGITAL precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 – Zona 07 – Maringá – PR
CEP 87020-035
ATENDIMENTO
De Segunda a Sexta-feira
das 8h às 18h
Sábados e Feriados: Fechado
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570
Zona 07 – Maringá – PR – CEP 87020-035
ATENDIMENTO
De Segunda a Sexta-feira das 8h às 18h
Sábados e Feriados: Fechado
© 2022 LAÇO DIGITAL | Todos os direitos reservados
(44) 3037 – 6030 | [email protected]
Se você tem alguma dúvida, por favor não hesite em nos enviar uma mensagem. Nós responderemos em até 24h.
Preencha o formulário abaixo que um de nossos colaboradores entrará em contato.