A prospecção ativa, também conhecida como outbound marketing é uma estratégia de abordagem comercial, que utiliza uma metodologia de pesquisa e contato com leads em potencial.
Essa é uma das ferramentas mais importante e conhecida, utilizada para atrair e converter novas vendas.
Ao longo desse artigo você entenderá mais sobre a prospecção ativa e como aplica-la ao seu negócio, nos acompanhe na leitura e confira!
Como o próprio nome sugere, a prospecção ativa é uma das formas mais eficientes de chegar até o seu cliente de forma direta.
Na prospecção ativa temos a entrada de leads por meio de um contato realizado diretamente pela equipe de vendas.
Sendo o principal objetivo da prospecção ativa, o de estimular/despertar o interesse do lead, o conduzindo até a ação de compra.
Esse segue sendo um dos modelos mais tradicionais de vendas, e que também gera excelentes resultados.
Alguns dos mecanismos utilizados em uma estratégia de prospecção ativa são as propagandas em veículos de comunicação como rádio, televisão, outdoors, links patrocinados, e até mesmo mídia impressa.
Para empresas que desejam aumentar seus resultados, investir em boas estratégias de vendas é o primeiro passo para obter maior rentabilidade no negócio.
Mas além de planejar, é preciso também executar de forma eficiente essas estratégias para que de fato os resultados apareçam.
A prospecção ativa exige uma atuação rápida, porém criteriosa, planejada e objetiva.
Por isso acompanhe alguns passos importantes a serem seguidos para uma prospecção ativa eficiente.
– Estabeleça qual o perfil alvo da sua prospecção
Assim como em outras estratégicas de marketing como Inbound por exemplo, a prospecção ativa requer que seja estabelecido um perfil de cliente a ser trabalhado.
É preciso conhecer qual o perfil do cliente que se deseja atrair para o negócio.
A partir daí é possível desenvolver uma abordagem que seja interessante para esse cliente e desperte o seu interesse na aquisição do produto / serviço oferecido.
– Estabeleça o canal de comunicação a ser utilizado
Uma vez que o perfil alvo de prospecção já é conhecido, é importante estabelecer qual o canal, ou os canais de comunicação que serão utilizados para chegar até esse cliente.
Para isso, pesquise quais os canais seu cliente em potencial acessa e utiliza, para a partir daí determinar uma estratégia de abordagem assertiva.
– Estabeleça uma relação com seu cliente em potencial antes de apresentar uma proposta
Na prospecção ativa, o contato com o lead é mais próximo, e por isso, para que as chances de venda sejam maiores é importante estreitar os laços com esse cliente em potencial, antes de apresentar uma proposta comercial formal.
Isso porque, para que o cliente tenha uma melhor aceitação do produto / serviço proposto, é preciso que ele se conecte com sua empresa, dessa forma ele ficará mais aberto à uma relação comercial.
– Estabeleça uma rotina de prospecção
E por último, mas não menos importante, determine uma rotina de prospecção.
Esse passo é muito importante na prospecção ativa, pois ela requer planejamento para trazer resultados.
Estabelecer um calendário, com quais clientes serão abordados é uma boa ferramenta que auxiliará na organização da sua equipe de vendas.
A prospecção ativa deve ser realizada de forma frequente, por isso a constância também é um ponto importante a ser observado para que os resultados sejam efetivos.
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo.
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Até a próxima!
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