Aproveite o início de ano para fazer seu planejamento de Marketing Digital
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Publicado por William Teixeira sobre janeiro 17, 2019
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  • Marketing Digital
  • planejamento de Marketing
  • Planejamento de Marketing Digital

A revolução Digital nos proporcionou muitas mudanças no mercado do Marketing, uma delas foi o surgimento do Marketing Digital, que antes dos anos 2000 não era muito diferenciado do Marketing tradicional, ganhando sua autonomia somente depois do “boom” da internet.

Desde então esse mercado vem crescendo a cada dia que passa, sempre em constante mudança, deixando de lado a estabilidade de ter uma tendência única.
Nesse início de ano, muitas empresas ainda não começaram a fazer o seu planejamento de Marketing Digital. Nesse artigo vamos abordar sobre planejamento de Marketing, tendências e formas de como colocá-los em prática nesse início de 2019.

Mas afinal, o que é Marketing Digital?

São as atividades que uma empresa ou pessoa realiza online com a finalidade de atrair novos negócios, criar laços e desenvolver uma identidade para a marca. As principais estratégias atuais são: SEO, SEM, Redes Sociais, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Por que é importante fazer um planejamento de Marketing Digital?

A importância de um planejamento é maior do que imaginamos, através dele serão definidos os objetivos e as metas a serem atingidas no decorrer da campanha. Para ter um planejamento com maior assertividade nas estratégias, antes de mais nada é necessário mapear as oportunidades, buscando informações do segmento em que a empresa está inserida, ter uma definição de público-alvo, analisar a concorrência, definir as estratégias e as ações a serem tomadas. Mas, o planejamento não vai somente se limitar em fazer levantamentos, saber a quantidade (budget) de investimento também é importante, pois a partir daí você saberá em quais estratégias poderá investir.
Tendências que não podem faltar em seu planejamento de Marketing Digital.
No ano que se inicia, surgem novas formas de fazer planejamento para suprir as novas tendências tecnológicas e se adaptar aos seus consumidores, a seguir vamos conhecer algumas tendências que podem ser essenciais:

Vídeos e Podcasts:
Os vídeos e Podcasts vem se tornando cada vez mais importantes para estratégias de Marketing Digital. Nas redes sociais como Instagram e Facebook o número de visualizações desse tipo de conteúdo vem aumentando cada vez mais. A tendência para 2019 são os vídeos em orientação vertical, esses podem ser vistos na ferramenta do Instagram, o IGTV. É interessante estarmos atentos à todas as redes sociais que nos disponibilizam o audiovisual e o mais importante é entender qual é a ferramenta que os (seus ?) consumidores mais utilizam. Para os Podcasts, ferramentas como o Spotify, Deezer são muito utilizadas além de apresentarem um crescimento alto nessa área.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada:
Essas têm recebido um maior destaque ultimamente, especialmente pelo seu uso em videogames. A realidade virtual é aquela em que se deve colocar um óculos VR (Virtual Reality) para poder enxergar dentro do jogo. Já a realidade aumentada, está junto à nossa realidade. Ambas se tornaram conhecidas nos últimos anos e vem com a promessa de fazerem sucesso esse ano. Algumas empresas têm utilizado essas tecnologias em suas estratégias incorporando a Realidade Virtual e Realidade Aumentada em seus produtos com objetivo de interação com seu público, um exemplo disso é quando alguma marca insere QR Codes que entregam um tipo de interação que pode ser vista somente por meio da câmera de um dispositivo ou que leva a algum aplicativo exclusivo para consumidores.

Inteligências artificiais: 
Vem para simplificar e automatizar os procedimentos de vendas e relacionamento no atendimento, já faz parte de muitos sites e redes sociais. O bot, como é conhecido, é uma ferramenta que possibilita a integração automatizada, personalizando a forma de interação com o público, agilizando atendimentos e auxiliando na coleta de dados para direcionar a estratégia e alavancar as vendas.

Inbound Marketing:
A principal tendência para o ano, Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo atrair, converter, relacionar, vender e analisar usando como principal estratégia o conteúdo relevante. No Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, o cliente acaba encontrando a empresa através de conteúdo de valor (vídeos, artigos, ebooks,etc.). O Inbound Marketing é uma tendência, pois seu custo segundo pesquisas é 62% mais barato que o Marketing convencional.

Marketing de Conteúdo:
Uma das ações necessárias para conseguir administrar o marketing de conteúdo, é gerar conteúdo de qualidade e muito mais aprofundado. Esse precisa compreender o privado de cada consumidor para proporcionar novas experiências para os mesmos.
É necessário também esquematizar a jornada de compra dos consumidores, montando estratégias para oferecer conteúdo diferenciados. A melhor maneira de fazer isso é produzir uma análise de dados completa e, se possível, entrevistas com os consumidores.

Como colocar em prática suas estratégias de Marketing Digital em 2019

Após definir quais são objetivos e metas do produto ou serviço, é necessário criar um cronograma com as ações e datas de execução do planejado. Além de idealizar os valores de investimento em cada mídia social, por exemplo, destinar R$300/mês para o Facebook, sempre deixando uma base para cada mídia que será utilizada. Também criar publicações que interajam com o público, sempre convidando-os à participar para ficarem engajados com a marca, utilizando as chamadas “Call-to-action”(chamada para ação).

Então, preparado para fazer o planejamento de Marketing Digital para a sua empresa? Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira acrescentar alguma informação, não hesite em deixar o seu comentário.

Até o próximo artigo!

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William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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