Como começar o Marketing Digital em sua Clínica Odontológica
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Como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa?
março 30, 2017
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julho 4, 2017
Publicado por William Teixeira sobre junho 20, 2017
Categorias
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Tags
  • Clínica Odontologica
  • Marketing Digital

Uma clínica odontológica não cresce nem sobrevive sem clientes. Por isso, manter a carteira de clientes ativa, principalmente em uma época de competição acirrada no mercado, é vital para os negócios.

Isto é possível através de estratégias de marketing adequadas ao perfil da empresa. Como vivemos em um mundo amplamente conectado à web, o marketing digital é o meio mais apropriado para alcançar o público desejado. O marketing na odontologia é fundamental para o desenvolvimento da clínica.

A clínica odontológica que não marca presença online perde espaço para a concorrência, mas vale ressaltar que tal presença deve ser realizada de forma profissional. Utilizando as ferramentas de marketing digital, a clínica fortalece o posicionamento no mercado, ganha visibilidade e amplia as chances de obter mais rentabilidade. Veja algumas ações de marketing odontológico no ambiente virtual.

Site otimizado: marca a presença na web

A nova geração de consumidores pesquisa tudo na internet. Portanto, a clínica odontológica precisa ter uma página na web. Mas não se trata de qualquer tipo de site. O site da clínica tem que ser otimizado para os motores dos sites de busca, como o do Google. A aplicação de técnicas de SEO à plataforma do site proporciona mais visibilidade na lista de resultados dos buscadores.

Além disso, com links patrocinados é possível colocar o site na primeira página do Google. Esse destaque amplia o número de visitantes ao site da clínica. Ao chegar à página, é fundamental que o visitante encontre um site perfeito, intuitivo, com qualidade de conteúdo informativo e visualmente atraente.

Blog: marketing de conteúdo

O Blog é o canal perfeito para o marketing de conteúdo. Neste espaço, a clínica odontológica poderá publicar matérias que chamam a atenção do público. Podem ser textos informativos que orientem as pessoas sobre tratamentos dentários, estéticos e saúde bucal. Para funcionar, o blog deve estar atrelado ao site e às redes sociais da clínica odontológica.

Cada texto publicado no blog será referenciado em redes sociais e exibido aos seguidores do blog. Oferecendo conteúdo relevante, a clínica odontológica cria vínculos com o público, e o mais importante: vínculos baseados em credibilidade. Assim, a clínica marca presença na mente de clientes em potencial, além de fidelizar aqueles que já conquistou.

Redes sociais: relacionamento com público desejado

A estratégia de marketing de conteúdo vale para as redes sociais também. São canais que, quando utilizados com profissionalismo, podem ampliar a carteira de clientes da clínica. Criatividade, conteúdo relevante, fotos, ilustrações e vídeos são essenciais para conquistar audiência.

O público tem que perceber que precisa acompanhar as páginas da clínica no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, entre outras mídias sociais. Assim, tornam-se seguidores ativos, engajados, que interagem com a empresa, compartilham conteúdos e deixam comentários positivos. Tudo isso pode influenciar a rede de contatos dos seguidores da página fazendo com que a clínica odontológica ganhe mais visibilidade no mercado.

>>>Saiba mais como fazer Marketing Digital no Facebook<<

E-mail marketing e SMS: desperte clientes inativos

A relação da clínica odontológica com o cliente não pode ficar limitada ao período de tratamento. É fundamental manter o banco de dados atualizado e nutrir o relacionamento com os clientes. Além disso, analisando cada prontuário é possível recuperar clientes inativos através do uso de ferramentas de marketing digital.

Uma delas é o e-mail marketing. Claro que é importante contar com a permissão dos clientes para enviar o e-mail marketing e/ou newsletter. Daí a importância de ter um site de qualidade, usar o agendamento online e fazer um cadastro bem completo para manter contato com a base de clientes.

Por mais que os dentistas recomendem uma consulta a cada seis meses, muita gente acaba esquecendo de retornar. Com o e-mail marketing (profissional, não invasivo e com cara de spam), a clínica fortalece a relação com seus clientes. A plataforma de SMS possibilita o envio de mensagens em massa para lembrar os clientes sobre uma consulta, dar uma dica de saúde bucal ou sugerir uma consulta preventiva.

Publicidade online: ações de remarketing

Um recurso muito interessante para ações de marketing digital é a publicidade online. O Google Adwords é uma ferramenta que proporciona a criação de anúncios (links patrocinados) que otimizam o site da clínica odontológica para os buscadores, além de possibilitar o remarketing. Você já percebeu que após acessar um site ele aparece outras vezes em suas redes sociais ou em outras páginas onde você navega?

Isto acontece quando a empresa utiliza o AdWords para criar anúncios, usando uma técnica para registrar a presença de todos os visitantes do site. Assim, quando a pessoa navega em outros sites e redes sociais, o AdWords exibe a sua propaganda, isto é remarketing.

A empresa, produtos e serviços são exibidos ao público que já manifestou algum interesse ao acessar o site da clínica. É uma maneira de marcar presença online e ser considerada quando o consumidor iniciar a jornada de compras.

O sucesso do marketing digital depende de elementos básicos de administração como: planejamento, organização, direção e controle. Um trabalho amador não surtirá o efeito desejado. Uma agência de marketing digital desenvolverá a estratégia adequada para criar oportunidades rentáveis ao negócio. O marketing para clínicas odontológicas deve ser feito por quem possui qualificação e experiência.

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William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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