Uma clínica odontológica não cresce nem sobrevive sem clientes. Por isso, manter a carteira de clientes ativa, principalmente em uma época de competição acirrada no mercado, é vital para os negócios.
Isto é possível através de estratégias de marketing adequadas ao perfil da empresa. Como vivemos em um mundo amplamente conectado à web, o marketing digital é o meio mais apropriado para alcançar o público desejado. O marketing na odontologia é fundamental para o desenvolvimento da clínica.
A clínica odontológica que não marca presença online perde espaço para a concorrência, mas vale ressaltar que tal presença deve ser realizada de forma profissional. Utilizando as ferramentas de marketing digital, a clínica fortalece o posicionamento no mercado, ganha visibilidade e amplia as chances de obter mais rentabilidade. Veja algumas ações de marketing odontológico no ambiente virtual.
A nova geração de consumidores pesquisa tudo na internet. Portanto, a clínica odontológica precisa ter uma página na web. Mas não se trata de qualquer tipo de site. O site da clínica tem que ser otimizado para os motores dos sites de busca, como o do Google. A aplicação de técnicas de SEO à plataforma do site proporciona mais visibilidade na lista de resultados dos buscadores.
Além disso, com links patrocinados é possível colocar o site na primeira página do Google. Esse destaque amplia o número de visitantes ao site da clínica. Ao chegar à página, é fundamental que o visitante encontre um site perfeito, intuitivo, com qualidade de conteúdo informativo e visualmente atraente.
O Blog é o canal perfeito para o marketing de conteúdo. Neste espaço, a clínica odontológica poderá publicar matérias que chamam a atenção do público. Podem ser textos informativos que orientem as pessoas sobre tratamentos dentários, estéticos e saúde bucal. Para funcionar, o blog deve estar atrelado ao site e às redes sociais da clínica odontológica.
Cada texto publicado no blog será referenciado em redes sociais e exibido aos seguidores do blog. Oferecendo conteúdo relevante, a clínica odontológica cria vínculos com o público, e o mais importante: vínculos baseados em credibilidade. Assim, a clínica marca presença na mente de clientes em potencial, além de fidelizar aqueles que já conquistou.
A estratégia de marketing de conteúdo vale para as redes sociais também. São canais que, quando utilizados com profissionalismo, podem ampliar a carteira de clientes da clínica. Criatividade, conteúdo relevante, fotos, ilustrações e vídeos são essenciais para conquistar audiência.
O público tem que perceber que precisa acompanhar as páginas da clínica no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, entre outras mídias sociais. Assim, tornam-se seguidores ativos, engajados, que interagem com a empresa, compartilham conteúdos e deixam comentários positivos. Tudo isso pode influenciar a rede de contatos dos seguidores da página fazendo com que a clínica odontológica ganhe mais visibilidade no mercado.
>>>Saiba mais como fazer Marketing Digital no Facebook<<
A relação da clínica odontológica com o cliente não pode ficar limitada ao período de tratamento. É fundamental manter o banco de dados atualizado e nutrir o relacionamento com os clientes. Além disso, analisando cada prontuário é possível recuperar clientes inativos através do uso de ferramentas de marketing digital.
Uma delas é o e-mail marketing. Claro que é importante contar com a permissão dos clientes para enviar o e-mail marketing e/ou newsletter. Daí a importância de ter um site de qualidade, usar o agendamento online e fazer um cadastro bem completo para manter contato com a base de clientes.
Por mais que os dentistas recomendem uma consulta a cada seis meses, muita gente acaba esquecendo de retornar. Com o e-mail marketing (profissional, não invasivo e com cara de spam), a clínica fortalece a relação com seus clientes. A plataforma de SMS possibilita o envio de mensagens em massa para lembrar os clientes sobre uma consulta, dar uma dica de saúde bucal ou sugerir uma consulta preventiva.
Um recurso muito interessante para ações de marketing digital é a publicidade online. O Google Adwords é uma ferramenta que proporciona a criação de anúncios (links patrocinados) que otimizam o site da clínica odontológica para os buscadores, além de possibilitar o remarketing. Você já percebeu que após acessar um site ele aparece outras vezes em suas redes sociais ou em outras páginas onde você navega?
Isto acontece quando a empresa utiliza o AdWords para criar anúncios, usando uma técnica para registrar a presença de todos os visitantes do site. Assim, quando a pessoa navega em outros sites e redes sociais, o AdWords exibe a sua propaganda, isto é remarketing.
A empresa, produtos e serviços são exibidos ao público que já manifestou algum interesse ao acessar o site da clínica. É uma maneira de marcar presença online e ser considerada quando o consumidor iniciar a jornada de compras.
O sucesso do marketing digital depende de elementos básicos de administração como: planejamento, organização, direção e controle. Um trabalho amador não surtirá o efeito desejado. Uma agência de marketing digital desenvolverá a estratégia adequada para criar oportunidades rentáveis ao negócio. O marketing para clínicas odontológicas deve ser feito por quem possui qualificação e experiência.
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