Como elaborar uma boa estratégia de marketing digital - Laço Digital
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Estratégias de Marketing Digital

O marketing digital é o nome dado ao conjunto de ações de divulgação realizadas na internet.

O marketing digital é o nome dado ao conjunto de ações de divulgação realizadas na internet, que tem como objetivo atrair um maior público, desenvolver uma identidade para a marca e criar bons relacionamentos com potenciais clientes.

De acordo com relatório da Rock Content, 60% das empresas utilizam marketing digital nos seus sites. Desse total, 80% já utiliza há 3 anos.

Para uma boa estratégia de marketing é necessário entender todos os passos a serem tomados antes de cada ação.

Confira algumas estratégias de marketing digital:

As principais estratégias de marketing digital

É natural a procura por produtos ou serviços na internet, seja para ir atrás dos preços mais baixos ou buscar detalhes específicos de determinado produto.

Para a empresa, são necessários alguns pontos que, se bem trabalhados, colocam seu negócio em evidência para quem procurar. Estar em evidência nos buscadores faz com que o cliente prefira seu produto. Para isso, você pode usar as seguintes técnicas:

SEO

SEO (Search Engine Optimization) consiste em otimizar o seu site para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. Os mecanismos, como o Google, possuem um sistema de algoritmos que analisa o seu conteúdo.

Os algoritmos levam em consideração o conteúdo em si, além da estrutura do texto e a utilização de imagens.

O SEO, além de técnica, é uma construção que precisa atender aos requisitos das pesquisas feitas pelos algoritmos do Google.

Ao aparecer na primeira página, a visibilidade do seu site aumenta, trazendo mais tráfego para o seu site.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma maneira de atrair mais pessoas apresentando conteúdos informativos e educativos.

Dessa forma, você pode engajar o seu público e, além de atrair mais clientes, agregar valor à sua marca.

Inbound Marketing

Diferente do marketing tradicional, o Inbound Marketing adota uma estratégia diferente.

Nele, ao invés da empresa ir até o cliente, ela faz o cliente ir à sua procura.

Para conseguir isso, o time de marketing utiliza redes sociais, marketing de conteúdo e a otimização por SEO.

Um grande diferencial do Inbound Marketing é que o seu objetivo é, além de informar, educar para vender.

Utilize o e-mail marketing

E-mail marketing é a utilização do e-mail nas campanhas de marketing digital. O e-mail marketing precisa fornecer informações do serviço ou produto que sejam interessantes para o cliente.

Para usar o e-mail marketing você precisa de uma lista de contatos, que também é conhecida como mailing. Para colocar em prática, a utilização de um software que dispare automaticamente as informações necessárias é suficiente;

Presença nas redes sociais

Cerca de 62% da população brasileira é ativa nas redes sociais, segundo relatório divulgado pelas empresas We Are Social e Hootsuite. Isso significa que as empresas podem usar as redes sociais para alcançarem seu público.

Elas permitem uma aproximação com o público de uma forma mais informal. Essa informalidade, como a utilização de fotos, textos curtos ou vídeos rápidos fazem o consumidor se sentir confortável.

Entenda os 4ps de marketing

O marketing é responsável por criar e planejar a divulgação. Os 4 ps de marketing se referem ao: Produto, Preço, Praça e Promoção.

O processo de marketing é um mix, e os 4 elementos juntos são os pilares dessa estrutura.

Produto

O primeiro P a se entender é o Produto. Se refere ao produto ou serviço oferecido pela empresa.

Neste ponto, a empresa precisa trabalhar detalhes como o aspecto para o consumidor, embalagem, cor, tamanho ou forma.

É importante conhecer as necessidades que o seu produto atende. Isso inclui como o consumidor pode usar e por quanto tempo, para que quando for necessário realizar mudanças em qualquer um desses pontos, a equipe esteja preparada para isso.

Preço

O preço é o responsável pela circulação do produto. O valor a ser pago deve levar em consideração o mercado e a concorrência.

É importante ressaltar a diferença entre preço e valor. O preço se refere ao custo monetário que o cliente deve pagar.

Por outro lado, valor é o que a marca simboliza (produtos e serviços com preços diferentes, são escolhidos a partir da marca, que é o agregador de valor).

Praça

A praça diz respeito ao local em que seu produto deve ser comercializado. A escolha de local é importante mesmo em um ambiente virtual.

O perfil do produto a ser vendido é o que vai diferenciar se está em uma determinada loja virtual.

Promoção

Este tópico refere-se a promover o produto. É importante não confundir com liquidação ou oferta de preços, pois neste caso, a promoção significa a maneira que o produto é impulsionado no mercado, já liquidação é a venda de um produto por um preço abaixo do costume.

Nesse momento é levado em consideração os locais de maior visibilidade da internet, onde o seu produto pode ganhar destaque e se promover.

A importância de ter uma boa estratégia de Marketing Digital

O marketing digital oferece a possibilidade de alcançar o público-alvo a partir de uma série de ações pela internet.

O SEO ajuda no posicionamento, o Inbound Marketing educa o cliente e o Marketing de COnteúdo produz um conteúdo relevante.

O e-mail marketing também é um ótimo recurso para chegar até os clientes com informações atrativas.

Assim como as redes sociais, que além de criarem uma relação próxima com o seu público, são um espaço que permite uma linguagem mais informal.

Por fim, os 4 ps do marketing são importantes em todas as estratégias, antes de tomar qualquer decisão.

A partir dessas recomendações, sua estratégia de marketing digital pode melhorar bastante a visibilidade da sua empresa.

Este artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

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William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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