Conheça as métricas de marketing mais importantes que indicam o sucesso da sua empresa - Laço Digital
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Toda e qualquer ação de marketing implementada em um negócio deve ser medida através das métricas de marketing.

Essas métricas servem para avaliar se os resultados obtidos através da realização de ações de marketing ou campanhas comerciais estão sendo de fato efetivos.

Você sabe quais são as métricas de marketing mais importantes para o seu negócio?! Nos acompanhe na leitura e descubra!

A importância das métricas de marketing para o negócio

As métricas de marketing também conhecidas como KPI’s, são tão importantes para o negócio que devem ser estabelecidas no momento de planejar uma ação ou campanha.

Isso ocorre porque essas métricas de negócio é que vão atuar como avaliadores dos resultados alcançados, e da assertividade da ação.

Toda ação e campanha visa alcançar uma meta ou objetivo específicos, e as métricas serão os instrumentos utilizados para medir esse desempenho.

As métricas ou KPI’s são importantes não apenas na medição dos resultados, elas permitem que a empresa avalie o que está funcionando bem, e faça ajustes do que precisa ser modificado em tempo hábil.

Além disso os indicadores de marketing afetam diretamente a lucratividade do negócio, e por isso precisam ser acompanhados de perto.   

Conheça as principais métricas de marketing que precisam ser acompanhadas

Como falamos as métricas / KPI’s de marketing são utilizadas para mensurar a performance de ações e campanhas.

Mas atenção, é importante se atentar a quais indicadores de marketing de fato merecem atenção.

Meros indicadores de vaidade não representam o sucesso de uma ação de marketing.

Os indicadores de vaidade são aquelas métricas que apenas inflam o ego, e impressionam pelo número de curtidas, seguidores, visualizações e compartilhamentos.

Mas que não representam contribuição efetiva para as vendas.

Por isso separamos abaixo as principais métricas de negócio a serem avaliadas para determinar o sucesso de vendas de uma empresa, confira:

Taxa de Conversão

A taxa de conversão é um dos indicadores de marketing mais importantes a serem avaliados.

Ela nos mostra qual o número de visitantes que estão sendo convertidos em leads em potencial, ou até mesmo em vendas.

Dessa forma fornecendo uma visão clara de quais ações estão produzindo os melhores resultados.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

O ROI avalia a relação entre o valor ganho como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.

É uma das métricas de marketing mais importantes a serem avaliadas, quando o ROI está positivo é sinal de uma ação efetiva e lucrativa.

Quando o ROI está negativo é preciso realizar os ajustes necessários, para otimizar as receitas e impulsionar as vendas.

Ticket Médio de Vendas

O Ticket médio de vendas é a média de valor de cada venda efetuada, e esse indicador é importante para avaliar a rentabilidade dos produtos e serviços comercializados.

Através do faturamento total obtido x o número de clientes é possível encontrar o ticket médio de vendas.

Com esse número em mãos a empresa poderá direcionar esforços para os produtos que apresentam melhor retorno, ou reajustar sua estratégia de marketing.

Bounce Rate (Taxa de Rejeição)

Esse indicador nos mostra o número de visitantes que ao acessar o site de sua empresa deixaram a página sem realizar nenhum tipo de interação.

Ou seja, usuários que não continuaram a navegação para outras páginas do site.

Então quanto menor for o indicador de bounce rate, menor é a taxa de rejeição do negócio.

Existem ainda diversas outras métricas a serem avaliadas para determinar o sucesso de um negócio.

As métricas de negócio apresentadas aqui são importantes para que a empresa tenha uma visão clara e precisa de como os seus resultados estão indo.

O objetivo é garantir um fluxo sustentável de leads e consequentemente conversão em vendas.

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso site e confira nossos artigos.

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William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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