Você por acaso já ouviu falar sobre Mobile First? A expressão surgiu entre os anos de 2009 e 2010, quando foi elaborada por Luke Wroblewski.
Inicialmente ele postou sobre o assunto em seu blog e, em seguida, resolve difundi-lo ainda mais, através de um livro de extremo sucesso.
Livro este, inclusive, que é considerado como leitura obrigatória para aqueles que desejam compreender a técnica a fundo, podendo aplicá-la em dispositivos móveis e posteriormente na criação de sites.
Mas afinal, em que consiste a técnica e quais as suas vantagens? Esta e outras perguntas serão respondidas no decorrer deste artigo.
Portanto, o ideal é que você realize a leitura com muita atenção para ficar por dentro de tudo sobre o assunto.
Desde os primórdios da Internet, os sites são criados inicialmente para desktops e, posteriormente, adaptados para os dispositivos móveis.
Contudo, com o ritmo acelerado da atualidade, fica difícil parar para utilizar um desktop. Logo, apelamos para a utilização dos celulares, tablets e outros dispositivos mobile.
Assim, eles vêm roubando a cena e se popularizando cada vez mais. Isso se deve principalmente à praticidade destes aparelhos, que é um fator importante em nosso cotidiano.
Pensando nisso, Wroblewski decidiu criar o conceito de Mobile First. Nele, o site deve ser primeiro criado para a plataforma mobile e depois ser adaptado para o desktop e outras plataformas.
Dessa forma, podemos dizer que segue à risca a sua proposta, uma vez que a tradução para Mobile First é “móvel primeiro”.
Para responder esta questão, basta pensarmos no número de pessoas que utilizam smartphones em nosso país.
Segundo pesquisas, o brasileiro é o povo mais conectado aos smartphones em toda a América Latina.
Aliado ao grande número de telefones conectados, o tráfego de dados mobile aumenta cerca de 50% a cada ano.
Observando essas informações, é possível concluir que a maneira mais fácil e rápida de chegar até seu público, seja ele qual for, é através dos dispositivos móveis.
Logo, podemos dizer que focar no mobile não é uma opção de luxo e sim uma necessidade urgente para quem deseja se destacar no mercado.
Sendo assim, as empresas buscam cada vez mais trazer uma experiência satisfatória e completa para seus clientes através de plataformas móveis.
Como pudemos observar, o conceito de Mobile First é peça fundamental para o desenvolvimento de sua empresa.
Ele possibilita uma comunicação mais direta e dinâmica com seus clientes. Porém, além disso, a modalidade ainda proporciona outras vantagens.
Um forte exemplo é que sites que seguem o conceito se localizam em um melhor ranqueamento no Google.
Isso ocorre pois, desde 2018, os acessos por dispositivos móveis superou os realizados através de um desktop.
Assim, o Google optou por ranquear e classificar as páginas em sua plataforma de buscas a partir de suas versões mobile.
Com isso, quem possui sites voltados principalmente para dispositivos móveis sai na frente no mercado.
Fora isso, quando observamos sites moldados para dispositivos mobile, é possível notar que os parâmetros de priorização da informação se modificam.
Dessa maneira, os desenvolvedores precisam definir quais são as informações mais relevantes, colocando elas em destaque.
Isso torna a experiência do usuário muito mais informativa e direta. fazendo com que o site fique limpo, funcional e visualmente agradável.
Isso tudo faz com que a sua marca ganhe mais credibilidade, uma vez que quando o cliente está mais satisfeito, pode enxergar um valor maior em sua marca.
Ao trabalhar com projetos mobile, o interessante é que você não priorize apenas a forma, mas também o conteúdo de seu site e a navegabilidade que ele proporciona ao usuário.
Um ponto que requer extrema atenção é a velocidade de seu servidor. Isso porque uma pesquisa realizada pelo Google Data revelou que mais da metade dos usuários abandonam as páginas mobile quando elas levam mais de 3 segundos para carregar.
Além disso, ainda pensando no carregamento da página, é importante que seu conteúdo seja informativo e prenda a atenção do leitor logo em suas primeiras linhas.
Dessa maneira, ele não irá abandonar o endereço caso o carregamento seja demorado. Esta é uma maneira eficaz de atrair e prender os seus clientes.
Receba dicas e materiais relevantes para seu negócio.
A LAÇO DIGITAL precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 – Zona 07 – Maringá – PR
CEP 87020-035
ATENDIMENTO
De Segunda a Sexta-feira
das 8h às 18h
Sábados e Feriados: Fechado
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570
Zona 07 – Maringá – PR – CEP 87020-035
ATENDIMENTO
De Segunda a Sexta-feira das 8h às 18h
Sábados e Feriados: Fechado
© 2022 LAÇO DIGITAL | Todos os direitos reservados
(44) 3037 – 6030 | [email protected]
Se você tem alguma dúvida, por favor não hesite em nos enviar uma mensagem. Nós responderemos em até 24h.
Preencha o formulário abaixo que um de nossos colaboradores entrará em contato.