Entenda a importância e conheça o conceito de Mobile First - Laço Digital
Referência em Lançamentos de Infoprodutos
Especialistas em Funil de Vendas
Ajudamos você a chegar nos 6 dígitos
Mais de 2 milhões em faturamento em 2023
  • Sobre nós
  • Para Infoprodutores
    • Lançamento de Infoprodutos
    • Mentoria em Lançamento de Infoprodutos
    • Consultoria em Criação de Infoprodutos
    • Consultoria em Lançamento de Infoprodutos
  • Educação
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Sobre nós
  • Para Infoprodutores
    • Lançamento de Infoprodutos
    • Mentoria em Lançamento de Infoprodutos
    • Consultoria em Criação de Infoprodutos
    • Consultoria em Lançamento de Infoprodutos
  • Educação
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais Educativos
Contato
Whatsapp Facebook Instagram Youtube
Orçamento Rápido
Área do cliente
Referência em Lançamentos de Infoprodutos
Especialistas em Funil de Vendas
Ajudamos você a chegar nos 6 dígitos
Mais de 2 milhões em faturamento em 2023
Orçamento Rápido
Entrar
  • Sobre nós
  • Para Infoprodutores
    • Lançamento de Infoprodutos
    • Mentoria em Lançamento de Infoprodutos
    • Consultoria em Criação de Infoprodutos
    • Consultoria em Lançamento de Infoprodutos
  • Educação
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Sobre nós
  • Para Infoprodutores
    • Lançamento de Infoprodutos
    • Mentoria em Lançamento de Infoprodutos
    • Consultoria em Criação de Infoprodutos
    • Consultoria em Lançamento de Infoprodutos
  • Educação
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais Educativos
Referência em Lançamentos de Infoprodutos
Especialistas em Funil de Vendas
Ajudamos você a chegar nos 6 dígitos
Mais de 2 milhões em faturamento em 2023
Orçamento Rápido
Entrar
  • Sobre nós
  • Para Infoprodutores
    • Lançamento de Infoprodutos
    • Mentoria em Lançamento de Infoprodutos
    • Consultoria em Criação de Infoprodutos
    • Consultoria em Lançamento de Infoprodutos
  • Educação
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Sobre nós
  • Para Infoprodutores
    • Lançamento de Infoprodutos
    • Mentoria em Lançamento de Infoprodutos
    • Consultoria em Criação de Infoprodutos
    • Consultoria em Lançamento de Infoprodutos
  • Educação
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais Educativos
O que é Remarketing e como posso aplicar em meu negócio?
agosto 26, 2019
Marketing Jurídico: Como usar as mídias sociais em seu escritório de advocacia
agosto 31, 2019
Publicado por William Teixeira sobre agosto 31, 2019
Categorias
  • Artigos Educativos
Tags

Você por acaso já ouviu falar sobre Mobile First? A expressão surgiu entre os anos de 2009 e 2010, quando foi elaborada por Luke Wroblewski.

Inicialmente ele postou sobre o assunto em seu blog e, em seguida, resolve difundi-lo ainda mais, através de um livro de extremo sucesso.

Livro este, inclusive, que é considerado como leitura obrigatória para aqueles que desejam compreender a técnica a fundo, podendo aplicá-la em dispositivos móveis e posteriormente na criação de sites. 

Mas afinal, em que consiste a técnica e quais as suas vantagens? Esta e outras perguntas serão respondidas no decorrer deste artigo.

Portanto, o ideal é que você realize a leitura com muita atenção para ficar por dentro de tudo sobre o assunto.

O que é Mobile First?

Desde os primórdios da Internet, os sites são criados inicialmente para desktops e, posteriormente, adaptados para os dispositivos móveis.

Contudo, com o ritmo acelerado da atualidade, fica difícil parar para utilizar um desktop. Logo, apelamos para a utilização dos celulares, tablets e outros dispositivos mobile.

Assim, eles vêm roubando a cena e se popularizando cada vez mais. Isso se deve principalmente à praticidade destes aparelhos, que é um fator importante em nosso cotidiano.

Pensando nisso, Wroblewski decidiu criar o conceito de Mobile First. Nele, o site deve ser primeiro criado para a plataforma mobile e depois ser adaptado para o desktop e outras plataformas.

Dessa forma, podemos dizer que segue à risca a sua proposta, uma vez que a tradução para Mobile First é “móvel primeiro”.

Por que investir em Mobile First?

Para responder esta questão, basta pensarmos no número de pessoas que utilizam smartphones em nosso país.

Segundo pesquisas, o brasileiro é o povo mais conectado aos smartphones em toda a América Latina.

Aliado ao grande número de telefones conectados, o tráfego de dados mobile aumenta cerca de 50% a cada ano.

Observando essas informações, é possível concluir que a maneira mais fácil e rápida de chegar até seu público, seja ele qual for, é através dos dispositivos móveis.

Logo, podemos dizer que focar no mobile não é uma opção de luxo e sim uma necessidade urgente para quem deseja se destacar no mercado.

Sendo assim, as empresas buscam cada vez mais trazer uma experiência satisfatória e completa para seus clientes através de plataformas móveis.

Quais são as vantagens do Mobile First?

Como pudemos observar, o conceito de Mobile First é peça fundamental para o desenvolvimento de sua empresa.

Ele possibilita uma comunicação mais direta e dinâmica com seus clientes. Porém, além disso, a modalidade ainda proporciona outras vantagens.

Um forte exemplo é que sites que seguem o conceito se localizam em um melhor ranqueamento no Google.

Isso ocorre pois, desde 2018, os acessos por dispositivos móveis superou os realizados através de um desktop.

Assim, o Google optou por ranquear e classificar as páginas em sua plataforma de buscas a partir de suas versões mobile.

Com isso, quem possui sites voltados principalmente para dispositivos móveis sai na frente no mercado.

Fora isso, quando observamos sites moldados para dispositivos mobile, é possível notar que os parâmetros de priorização da informação se modificam.

Dessa maneira, os desenvolvedores precisam definir quais são as informações mais relevantes, colocando elas em destaque.

Isso torna a experiência do usuário muito mais informativa e direta. fazendo com que o site fique limpo, funcional e visualmente agradável.

Isso tudo faz com que a sua marca ganhe mais credibilidade, uma vez que quando o cliente está mais satisfeito, pode enxergar um valor maior em sua marca.

Pontos que necessitam de atenção

Ao trabalhar com projetos mobile, o interessante é que você não priorize apenas a forma, mas também o conteúdo de seu site e a navegabilidade que ele proporciona ao usuário.

Um ponto que requer extrema atenção é a velocidade de seu servidor. Isso porque uma pesquisa realizada pelo Google Data revelou que mais da metade dos usuários abandonam as páginas mobile quando elas levam mais de 3 segundos para carregar.

Além disso, ainda pensando no carregamento da página, é importante que seu conteúdo seja informativo e prenda a atenção do leitor logo em suas primeiras linhas.

Dessa maneira, ele não irá abandonar o endereço caso o carregamento seja demorado. Esta é uma maneira eficaz de atrair e prender os seus clientes.

Compartilhar
79
William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

Postagens relacionadas

agosto 25, 2023

SEO Desmistificado: O Que Todo Empreendedor Deve Saber


Leia mais
agosto 19, 2023

Guia Completo para Iniciar sua Jornada no Inbound Marketing


Leia mais
março 28, 2022

Por que sua empresa precisa de um planejamento estratégico?


Leia mais
  • Artigos Educativos
  • Dicas de venda
  • Google Ads
  • Inbound Marketing
  • Infoprodutos
  • Lançamento de Infoprodutos
  • Marketing Digital
  • Marketing para Dentistas
  • Notícias
  • Redes Sociais
  • SEO
  • Tutoriais
  • Uncategorized
  • Lançamento ou Perpétuo? Descubra o Ecossistema Lucrativo e venda todos os dias
  • Infoprodutos que mais vendem: Veja os tipos que estão em alta em 2025
  • Como vender mais Infoprodutos: Estratégia matadora para aumentar preço e lucrar mais
  • Como ganhar dinheiro com cursos: Transforme seu conhecimento em lucro
  • O que faz uma Agência de Coprodução de Infoprodutos? [Guia Completo]
Fique por dentro das novidades

Receba dicas e materiais relevantes para seu negócio.

    A LAÇO DIGITAL precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.

    Endereço

    Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 – Zona 07 – Maringá – PR
    CEP 87020-035

    ATENDIMENTO
    De Segunda a Sexta-feira
    das 8h às 18h
    Sábados e Feriados: Fechado

    Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570
    Zona 07 – Maringá – PR – CEP 87020-035

    ATENDIMENTO
    De Segunda a Sexta-feira das 8h às 18h
    Sábados e Feriados: Fechado

    Mapa do Site
    • Sobre
    • Soluções
    • Clientes
    • Materiais
    • Blog
    • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Política de Privacidade
    Soluções
    • Lançamentos de Infoprodutos
    • Funil de Vendas
    • Vendas no Perpétuo
    • Tráfego para Infoprodutos
    • Estratégias de Lançamento
    • Mentoria
    Atendimento

    (44) 99859-1975

    Phone Whatsapp Envelope

    (44) 3037-6030

    Phone Whatsapp Envelope
    Acompanhe
    • NOSSO BLOG
    Whatsapp Facebook Instagram Youtube
    • NOSSO BLOG
    Whatsapp Facebook Instagram Youtube
    Aproveite e baixe nosso aplicativo

    © 2025 LAÇO DIGITAL | Todos os direitos reservados
    (44) 99859-1975 | [email protected]

    Desenvolvido com
    por nós mesmos!

    Dúvidas? Que tal nos enviar uma mensagem?

    Se você tem alguma dúvida, por favor não hesite em nos enviar uma mensagem. Nós responderemos em até 24h.

    Fale Conosco

    • (44) 9 9859-1975
    • (44) 9 9992-2804
    • [email protected]
    • [email protected]

    Endereço

    Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 – Zona 07 – Maringá – PR – CEP 87020-035
    Como chegar!

    Solicite um Orçamento Rápido

    Preencha o formulário abaixo que um de nossos colaboradores entrará em contato.

    Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.