TOFU, MOFU e BOFU: Entenda as fases de um funil de vendas - Laço Digital
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Publicado por William Teixeira sobre maio 17, 2021
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    Quem trabalha de alguma forma com marketing digital certamente já ouviu falar a respeito de funil de conteúdo, as siglas TOFU, MOFU e BOFU se referem a topo de funil, meio de funil e fundo de funil.

    Como o mercado está cada dia mais competitivo, criar conteúdo que agrega valor tem um papel fundamental na captação de possíveis clientes.

    E a estratégia de funil de vendas atua desde o primeiro contato com a audiência, até a conversão dela em clientes.

    Entenda melhor sobre as fases do funil de vendas, nos acompanhe na leitura!

    Conheça mais sobre TOFU, MOBU e BOFU

    A produção de conteúdo posiciona sua empresa no mercado como referência e gera proximidade, engajamento e aumenta a audiência, e possivelmente o número de clientes.

    Para que o marketing de conteúdo seja efetivo, no entanto, deve-se compreender o funil de vendas desde um público generalizado até um mais específico.

    O objetivo do funil de vendas é movimentar um lead entre as etapas do funil, até que o mesmo seja convertido em cliente.

    Essas três fases do funil de vendas, TOFU, MOBU e BOFU necessitam de abordagens de marketing específicas, confira abaixo mais detalhes sobre cada uma.

    – TOFU – Top of the Funnel ou Topo de Funil

    Essa fase corresponde aos primeiros contatos que um prospect terá com seu conteúdo.

    Nela, informações generalizadas sobre o produto ou serviço, e primeiras informações sobre o mercado devem ser incluídas.

    Nessa fase, porém, não deve se esperar fazer muitas vendas, visto que o público ainda é muito generalizado para consumir seu produto / serviço e provavelmente ainda não conhece a fundo o seu trabalho.

    Na fase TOFU, em geral o usuário que acessa o conteúdo ainda não tem o conhecimento sobre o problema que o produto / serviço ofertado pode ajudar a solucionar.

    Existem meios de “evocar” as dores e necessidades dos clientes, que devem ser utilizados nessa fase.

    Porém, é importante tomar cuidado: para um público generalizado é necessária uma comunicação simples e de fácil entendimento.

    Uma vez que a audiência saiba qual sua necessidade, isso ainda não garante a compra.

    O público alvo precisa ser estimulado a resolver o problema, e a chave para sanar essa necessidade é o produto / serviço oferecido.

    – MOFU – Middle of the Funnel ou Meio de Funil

    Essa fase se refere a um público que já entende o que você faz, e como sua empresa pode ajudá-lo a sanar uma necessidade.

    Para que ocorra um meio de funil, é necessário que o topo tenha sido bem realizado.

    Aqui, é o momento de nutrir aqueles que já mantêm contato com sua empresa desde o topo do funil.

    É o momento mais indicado para dar dicas, sanar dúvidas, e preparar o público para um conhecimento mais especializado.

    A quantidade de pessoas do meio de funil, naturalmente é menor que do topo de funil, mas a audiência desta fase irá ter mais engajamento, mesmo que ainda não seja um cliente.

    O meio de funil não é o momento adequado para vender a qualquer custo, mesmo que já seja possível identificar alguns clientes.

    Nesse caso, a estratégia ideal é segmentar mais o conteúdo, e prepará-los para o melhor momento de aquisição.

    – BOFU – Bottom of the Funnel ou Fundo de Funil

    Após passar pelas outras fases, haverá uma audiência cada vez menor.

    Essa audiência, no entanto, estará realmente interessada nos seus produtos ou serviços e é um potencial cliente para ele, é o público ideal para ser abordado pela equipe de vendas.

    Até atingir esse público, é necessário, no entanto que as outras etapas tenham acontecido de modo adequado.

    Neste ponto deve ser necessário apenas um incentivo final para a conversão do lead em cliente.

    Nessa fase, deve ser informado ao cliente porque sua empresa é a melhor opção para sanar o problema ou a dor que ele possui.

    Mostrar depoimentos de outros clientes e outras estratégias que validem a credibilidade da sua marca são bons instrumentos nessa fase.

    O funil de vendas é um modelo estratégico que deve ser adotado por toda empresa que deseja potencializar seus resultados.

    Se você gostou desse conteúdo, navegue em nosso blog e confira outros posts exclusivos!

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    William Teixeira
    William Teixeira
    Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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