Implementar campanhas de marketing para a captação de leads e conversão de cliente é uma das estratégias de marketing que mais geram resultados financeiros para quem atua na comercialização de produtos e serviços.
A assertividade dessas ações afetará diretamente nas oportunidades conquistadas e no retorno financeiro obtido, por isso sabemos se o fluxo de automação de marketing está cumprindo seu papel quando os resultados financeiros estão sendo sentidos de forma positiva, caso contrário ajustes precisam ser feitos.
Saiba mais nos próximos tópicos.
O primeiro passo para a otimização de campanhas de marketing é uma gestão eficiente da base de leads que a empresa possui.
Aqui não há margem para erro ou espera, se um lead segmentado ainda está no início da jornada de compra é importante nutrir esse lead de conteúdo que o mantenha envolvido, da mesma forma se o lead está avançando na jornada e chega rapidamente na etapa de compra esse lead precisa ser convertido com rapidez e eficiência.
Por isso, dizemos que o lead não pode ficar “esperando” em qualquer etapa que ele estiver, o tempo de atuação será determinante para o seu progresso e futura conversão.
Aqui falamos em gerenciamento da base de leads, só que uma base de leads geralmente é composta por um grande número de contatos, gerir isso de forma manual pode ser inviável ou até mesmo ineficiente.
Avalie a possibilidade de contar com uma ferramenta de automação, além de permitir que você execute ações de forma rápida em leads de acordo com o seu nível de interesse, a eficiência das campanhas de marketing implementadas será muito superior.
Como saber se minha campanha de marketing está gerando bons resultados? É possível obter essa avaliação através da aplicação de métricas que atuam na medição de indicadores estabelecidos e apresentam os números obtidos através de determinada campanha.
Confira, abaixo, algumas das métricas mais utilizadas para medir o seu fluxo de automação de marketing.
É a principal métrica para a medição de fluxos de automação, aqui é analisado o número de leads que chegaram ao estágio final da jornada de compra, afinal, a taxa de conversão é o que determinará a assertividade desse fluxo.
Aqui é feita a análise de acordo com a quantidade de e-mails encaminhados e o número de e-mails abertos.
Esse é um importante indicador, pois é possível medir qual o nível de receptividade do seu conteúdo por parte do lead.
Essa é outra métrica importante, da mesma forma que a anterior, essa analisa a quantidade de e-mails encaminhados e o número de cliques obtidos em janelas de “chamadas para a ação”.
Também semelhante a anterior, essa métrica avalia o número de cliques obtidos em janelas de “chamadas para a ação” comparando com o número de e-mails que foram abertos. Esse indicador demonstra diretamente o quão interessante foi para o lead o conteúdo disponibilizado.
Essas estratégias de marketing implementadas visam a otimização de resultados. Portanto, para obter essa otimização é importante fazer análises pontuais do fluxo de automação de marketing, como por exemplo análises por período.
Esse tipo de análise permite visualizar qual tipo de conteúdo mais desperta interação junto ao seu lead e a etapa do fluxo que o lead se torna qualificado.
Essas análises são importantes para que se possa ajustar as abordagens utilizadas e conteúdo disponibilizado. Além de permitir também a análise da qualidade dos leads direcionados a equipe comercial, quantidade de leads que chegam a etapa final do funil de vendas e qual a velocidade que esses leads percorrem em seus fluxos até serem convertidos.
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