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O marketing digital já se tornou essencial para solidificar uma marca no mercado. Como hoje a internet é a principal fonte de comunicação e só tem a crescer em público e acessos, é inevitável não fazer parte.

E uma das ramificações do marketing digital é o de conteúdo, uma realidade no mundo dos negócios e que surgiu a partir da necessidade de criar conteúdos de qualidade para reter clientes e dar relevância a marca.

A importância do conteúdo de qualidade

Para compreender a importância do conteúdo de qualidade, basta se colocar no lugar do usuário das redes sociais. Quando entra na internet, está em busca de banners publicitários, cupons de descontos e toda infinidade de propaganda ou deseja se informar com algum texto interessante?

Todos somos inundados de propaganda pelas redes sociais, e-mails, sites e em todos os acessos na web. E no meio de tanta divulgação, poucas conseguem proporcionar uma motivação suficiente para serem lidas antes de cair na lixeira das caixas de mensagens.

Mesmo como um design atraente e com um tema que faça parte dos seus interesses, é só o fato daquela propaganda ser interessante é que fará com que seja lida. O leitor da web precisa se sentir tocado sobre o assunto, acreditando que a informação pode ser útil de alguma forma.

Não que as propagandas na web não funcionem, mas elas têm um tipo de função diferente e visam causar um impacto imediato ao internauta. Mas para quem deseja ir além do impacto e tornar sua marca relevante ao seu público alvo, é através do conteúdo de qualidade que ela pode atingir esse objetivo.

A partir dessa compreensão, é possível afirmar que o que fez com que o leitor pare todos os seus movimentos da web e se dedique a ler o que sua marca tem a dizer é o conteúdo de qualidade que está ali.

SEO e Conteúdo de qualidade

Mas marketing de conteúdo é muito mais que isso e pode trazer muitos outros benefícios para a marca. O primeiro deles é quando um usuário da web decide pesquisar um tema ou produto em sites de pesquisa e se depara com uma lista de sites que podem oferecer o que está procurando.

Na prática, são as primeiras sugestões que serão lidas e, muito provavelmente, já irão suprir a informação desejada. O que leva a esses sites e páginas se destacarem em buscadores é exatamente um conteúdo relevante.

No marketing digital a ferramenta SEO é uma das mais importantes para tornar uma marca significativa na web. E o SEO é todo direcionado a tornar um conteúdo relevante em ferramenta de destaque, ao ponto de atrair leitores para blogs, sites e páginas, criar uma interação orgânica e que fará com que o Google identifique sua importância e o coloque em posição de destaque nas pesquisas de palavra chave.

O processo não é imediato e nem simples, sendo precisa a ajuda de um profissional e uma agencia habilitados para dar continuidade de conteúdos de qualidade, unidos a outras técnicas que vão chamar mais a atenção dos usuários e subir as posições do ranking do Google.

O salto proporcionado pelo conteúdo de qualidade

O conteúdo de qualidade permite que a marca se torne uma referência na web sobre a especialidade em que atua. Sua continuidade permite que o público procure o site, blog e páginas de redes sociais, em busca da informação sobre o tema, dando credibilidade ao que é ali publicado.

O foco do marketing de conteúdo não é imediatista. As publicações relevantes vão atrair leitores, que aos poucos vão se envolvendo com a marca até que cheguem a sua aquisição. O importante é que ele a tenha como referência sobre o assunto e quando precisar daquele tipo de produto ou serviço, não pensará na concorrência.

O conteúdo relevante provoca outras ramificações, como fazer com que o leitor indique a página para outros ou inclua o link em outras publicações como referência sobre o assunto, tudo de forma orgânica. Sua frequência também permite que quando uma pessoa recebe um de seus newsletters por e-mail, pare para ler seu conteúdo, independente do design atraente.

O alcance orgânico de pessoas acaba aumentando de forma crescente, gerando neles a vontade de compartilhar conteúdos, comentar e curtir, se sentindo parte daquela página.

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William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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