O Inbound Marketing, ou Marketing de atração como também é conhecido, consiste em atrair e converter clientes por meio de uma conexão estabelecida, através do desenvolvimento de conteúdos relevantes.
Na área da estética, o Inbound Marketing se mostra uma ferramenta de alto potencial, visto que há um amplo público a ser trabalho e é um setor onde é fácil estabelecer conexão com o público alvo.
Para entender mais sobre o Inbound Marketing em áreas como a dermatologia, estética e odontologia, confira os próximos tópicos.
Como falamos no início, o Inbound Marketing é uma estratégia dentro do marketing, que atua com foco na atração e conversão por meio de um conteúdo / mensagem, sendo uma estratégia de médio a longo prazo.
O Inbound Marketing é fundamentado em pilares como o marketing de conteúdo, técnicas de SEO e estratégias para redes sociais.
No Inbound Marketing o objetivo é estabelecer conexão, um relacionamento com o público alvo, fazendo que com a relação seja de parceria, e o cliente se torne um promotor do produto / serviço / empresa.
O Inbound Marketing possui como característica principal uma comunicação aberta, onde o cliente é engajado por meio de interação aberta e constante com a empresa.
Além disso o Inbound Marketing trabalha também a continuidade, preenchendo as dúvidas do público e também estabelecendo um relacionamento próximo.
E por fim, o Inbound Marketing gera maior engajamento através de uma relação de confiança, construída por meio dessa comunicação aberta e da continuidade desenvolvida.
Utilizar o Inbound Marketing como parte da estratégia de negócios em consultórios de dermatologia, odontologia e estabelecimentos de estética proporciona, além de aumento nas vendas, o fortalecimento da marca, o que é muito importante nesse setor.
Por meio do Inbound Marketing, é possível alcançar o público alvo com maior assertividade, encurtar o ciclo de vendas, desenvolver um relacionamento mais próximos aos clientes e também reduzir custos.
Além disso o Inbound Marketing proporciona maior poder de persuasão.
Isso ocorre porque o público alvo vem sendo “alimentado” com conteúdo relevante, baseados em informações coerentes e sólidas.
E no momento de conversão desses leads, já haverá uma relação de autoridade e especialização construída.
Gerando maior confiança e aumentando seu poder de convencimento.
Dentro do Inbound Marketing o cliente percorre uma jornada, que é classificada em etapas do funil de vendas.
Cada etapa representa um estágio no processo, ou “jornada” que o cliente se encontra.
Essas etapas são:
– Topo - Fase de Aprendizado e descoberta
Nessa etapa o objetivo é informar o público sobre um tema de interesse, educando-o sobre o tema em questão despertando seu interesse em saber mais sobre o assunto.
– Meio – Fase de Consideração e intenção
Nessa etapa o público alvo já tem conhecimento sobre o tema de interesse, e seu objetivo agora é encontrar a melhor solução para seu “problema”.
– Fundo – Fase de Avaliação e decisão
Essa é a etapa final, aqui o lead já foi nutrido nas etapas anteriores.
Na etapa de fundo de funil é o momento de apresentar ao lead o seu produto / serviço como sendo a melhor opção que ele procura.
O Inbound Marketing na área de estética é capaz de gerar excelentes resultados, porém é importante reafirmar que é uma estratégia para obtenção de resultados a médio e longo prazo.
Se você tem interesse em progredir sua atuação através do Inbound Marketing, entre em contato conosco.
A Laço Digital é especialista em estratégias de Inbound Marketing, e possui ampla experiência no setor de estética e saúde.
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