O marketing é parte essencial de qualquer estratégia de crescimento de um negócio, englobando também os conceitos de marketing B2B e marketing B2C.
Mas afinal, o que é marketing B2B e B2C e como eles podem contribuir para que o negócio alcance os resultados esperados?
Continue a leitura e descubra mais sobre esses conceitos e como aplica-los, nos acompanhe!
Para nos aprofundarmos nesses conceitos é importante entender antes do que se trata cada um deles.
B2B e B2C são siglas, B2B quer dizer Business to Business, e B2C quer dizer Business to Consumer.
Em resumo B2C engloba a comercialização de produtos e serviços para o consumidor final, enquanto que o B2B se trata de negócios feitos de empresa para empresa.
O que vai determinar qual o melhor tipo de conceito a ser aplicado ao seu negócio, é o público-alvo que se deseja atingir.
Como citamos anteriormente o marketing B2C (Business to Consumer) é focado na comercialização para o consumidor final.
Geralmente as empresas do perfil B2C atuam no varejo, e precisam explorar aspectos como o fator emocional, valor agregado do produto, desejo de consumo, entre outros.
No marketing B2C as empresas precisam trabalhar com o intuito de despertar o interesse do cliente, explorando o emocional e o seu impulso de compra.
No formato de venda B2C as empresas têm o desafio maior de atrair clientes, visto que fidelizar clientes de varejo requer maior esforço.
Enquanto no B2C as vendas são efetuadas diretamente para o consumidor final e o fator emocional é muito explorado, no B2B (Business to Business) as vendas ocorrem de empresa para empresa.
Nesse perfil de negócios o cliente busca não apenas adquirir produtos, mas estabelecer uma parceria duradoura e vantajosa para ambos.
No B2B as vendas são realizadas de forma mais racional, onde são analisados de forma aprofundada o custo x benefício, para só então a venda ser efetivada.
O principal aspecto a ser avaliado é o público-alvo do negócio, no modelo B2C o cliente geralmente é a pessoa física, enquanto que no B2B o cliente se trata de pessoa jurídica.
Identificado o público-alvo é importante entender como as ações de marketing deverão ser executadas de acordo com cada perfil.
No modelo B2C as ações são com foco em atingir as massas, aqui as campanhas devem ser focadas em conversão de vendas e no relacionamento.
No modelo B2B as ações de marketing são mais segmentadas, com foco dirigido para alcançar o público da empresa de maneira objetiva.
Uma vez que se entende cada conceito e público alvo, é possível atuar de forma mais direcionada e assertiva.
A atuação dentro dos conceitos de marketing B2B e marketing B2B permitirá a empresa utilizar uma linguagem adequada ao perfil do seu cliente.
Isso proporcionará melhores taxas de conversão de vendas e mais vantagens tanto para clientes quanto para a própria empresa.
Gostou desse conteúdo?! Acesse nosso site e confira outros artigos exclusivos sobre marketing.
Receba dicas e materiais relevantes para seu negócio.
A LAÇO DIGITAL precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 – Zona 07 – Maringá – PR
CEP 87020-035
ATENDIMENTO
De Segunda a Sexta-feira
das 8h às 18h
Sábados e Feriados: Fechado
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570
Zona 07 – Maringá – PR – CEP 87020-035
ATENDIMENTO
De Segunda a Sexta-feira das 8h às 18h
Sábados e Feriados: Fechado
© 2022 LAÇO DIGITAL | Todos os direitos reservados
(44) 3037 – 6030 | [email protected]
Se você tem alguma dúvida, por favor não hesite em nos enviar uma mensagem. Nós responderemos em até 24h.
Preencha o formulário abaixo que um de nossos colaboradores entrará em contato.