Marketing Digital: Quanto uma empresa deve investir? | Laço Digital
Referência em Lançamentos de Infoprodutos
Especialistas em Funil de Vendas
Ajudamos você a chegar nos 6 dígitos
Mais de 2 milhões em faturamento em 2023
  • Sobre nós
  • Para Infoprodutores
    • Lançamento de Infoprodutos
    • Mentoria em Lançamento de Infoprodutos
    • Consultoria em Criação de Infoprodutos
    • Consultoria em Lançamento de Infoprodutos
  • Educação
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Sobre nós
  • Para Infoprodutores
    • Lançamento de Infoprodutos
    • Mentoria em Lançamento de Infoprodutos
    • Consultoria em Criação de Infoprodutos
    • Consultoria em Lançamento de Infoprodutos
  • Educação
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais Educativos
Contato
Whatsapp Facebook Instagram Youtube
Orçamento Rápido
Área do cliente
Referência em Lançamentos de Infoprodutos
Especialistas em Funil de Vendas
Ajudamos você a chegar nos 6 dígitos
Mais de 2 milhões em faturamento em 2023
Orçamento Rápido
Entrar
  • Sobre nós
  • Para Infoprodutores
    • Lançamento de Infoprodutos
    • Mentoria em Lançamento de Infoprodutos
    • Consultoria em Criação de Infoprodutos
    • Consultoria em Lançamento de Infoprodutos
  • Educação
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Sobre nós
  • Para Infoprodutores
    • Lançamento de Infoprodutos
    • Mentoria em Lançamento de Infoprodutos
    • Consultoria em Criação de Infoprodutos
    • Consultoria em Lançamento de Infoprodutos
  • Educação
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais Educativos
Referência em Lançamentos de Infoprodutos
Especialistas em Funil de Vendas
Ajudamos você a chegar nos 6 dígitos
Mais de 2 milhões em faturamento em 2023
Orçamento Rápido
Entrar
  • Sobre nós
  • Para Infoprodutores
    • Lançamento de Infoprodutos
    • Mentoria em Lançamento de Infoprodutos
    • Consultoria em Criação de Infoprodutos
    • Consultoria em Lançamento de Infoprodutos
  • Educação
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais Educativos
  • Sobre nós
  • Para Infoprodutores
    • Lançamento de Infoprodutos
    • Mentoria em Lançamento de Infoprodutos
    • Consultoria em Criação de Infoprodutos
    • Consultoria em Lançamento de Infoprodutos
  • Educação
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais Educativos
10 dicas de empreendedorismo para dentistas
10 dicas de empreendedorismo para dentistas
fevereiro 27, 2019
Marketing 4.0: Alta performance para pequenas e médias empresas
abril 20, 2019
Publicado por William Teixeira sobre março 30, 2019
Categorias
  • Artigos Educativos
Tags
  • investimento marketing digital
  • Investir em marketing
  • investir em marketing digital
  • Marketing de Resultados
  • Marketing Digital

Uma das regras de mercado é encontrar maneiras de ampliar a visibilidade da marca ou da empresa para aumentar as vendas. E é ai, que as estratégias de Marketing Digital tornam-se essenciais para ser bem sucedido. A grande questão no entanto, é quanto deve ser investido nesta estratégia?

Para começo de conversa, existem inúmeras estratégias que podem ser trabalhadas. Para o mundo empresarial, as apostas mais interessantes são o marketing institucional e o de performance.  Vamos comparar as duas e você decide qual é a melhor para a sua empresa:

Marketing Institucional

Meta: Apresentar a sua marca e trabalhar a sua imagem para o mundo.

Investimento constante;

O que envolve? Desenvolver a sua logomarca, site (blog), definir sua linguagem e manter as mídias sociais atualizadas. Construir materiais gráficos (cartões, imagens para postagens).

Marketing de Performance

Meta: Relacionada ao volume de vendas, ou seja, é adotada para aumentar suas conversões.

Investimento deve levar em conta a porcentagem de faturamento;

Quando usar? Datas comemorativas específicas do calendário anual, que estejam relacionadas com o seu produto. Por exemplo: Dia das Mães (todos os segmentos), Páscoa (Chocolates e itens relacionados), Dia Mundial do Meio Ambiente (para produtos com uma pegada mais sustentável).

O que envolve? Criar campanhas promocionais, planejar formas de incentivar as compra. E criar campanhas fixas para aumentar as vendas (aniversário da empresa por exemplo).

O que os especialistas dizem…

Os dois caminhos levam ao crescimento das vendas e até é aconselhado adotar as duas estratégias alternadas. Assim, você reforça a imagem da sua empresa ao mesmo tempo que cria a necessidade de consumo.

E assim, você estabelece um vínculo com o seu cliente que sempre voltará para as suas mídias em busca de novidades.

O próximo tópico deste artigo é a parte prática da aplicação das estratégias escolhidas. Vamos ao passo a passo para saber o quanto você deverá investir.

Planejando campanhas de Marketing Digital

Planejamento é essencial para aumentar as suas vendas e reforçar a sua marca no mundo digital porém, com consumidores reais.

 Com ele você define as questões importantes que devem ser trabalhadas por exemplo, quais campanhas vão precisar de mais investimento? Ou ainda, quais produtos precisam ser mais evidenciados nas suas redes sociais?

Além disso, existem outras questões que devem ser investigadas relacionadas ao retorno do investimento com ações de marketing digital?

Complemente a análise, delineando um panorama de mercado. Inclua dados específicos relacionados ao seu segmento de atuação. Aqui entram também informações sobre o comportamento do seu consumidor, desde compras até canais de comunicação que eles utilizam.

Para encerrar, faça uma análise de pontos fortes e fracos da sua marca para descobrir como anda a sua competitividade. Como é a percepção da sua marca e as concorrentes?

E enfim, você chega as questões finais deste processo

Quanto você está lucrando?

Quanto deve investir em ações de marketing para se destacar e alcançar sua meta?

Investimento

O mercado e a relação de consumo está em evolução e sabemos disso. Já há algum tempo o marketing tem evoluído de simples campanhas para algo mais sensorial. Lojas físicas investem em perfumes próprios, grandes marcas criam relações de experiência ao invés de consumo. Algumas investem em marketing sustentável.

Porém, existe um comportamento cada vez mais comum e irreversível: pessoas compram mais pela internet do que em lojas físicas. Isso quer dizer que investir em estratégias de marketing digital é uma forma de atrair seu público alvo para a sua loja (física ou virtual).

E a estimativa é que até 2021, empresas destinarão 17% da verba publicitária para campanhas em mídias sociais. Pelo menos, é o que dizem os relatórios publicados pela Forrester Research e a eMarketer. E considerando que 2018 campanhas de marketing digital receberam 25% do orçamento das empresas, o valor de investimento é viável.

Assim, chegamos a porcentagens do seu faturamento que devem ser destinadas a investimentos em marketing digital.

Iniciantes – precisam consolidar a imagem da empresa portanto, devem investir de 12% a 20% do faturamento em ações de marketing.

Empresas consolidadas – precisam manter a visibilidade, portanto é indicado destinar de 6% a 12% de verbas para o marketing digital.

Empresas B2B – até 8% do faturamento;

Empresas B2C – até 10% do faturamento.

Portanto, defina suas metas e crie seu planejamento. Assim, você vai saber o quanto deverá investir em marketing digital. E lembre-se as estratégias são contínuas portanto, pense nelas por um período maior (semestral ou anual).

Compartilhar
44
William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

Postagens relacionadas

agosto 25, 2023

SEO Desmistificado: O Que Todo Empreendedor Deve Saber


Leia mais
agosto 19, 2023

Guia Completo para Iniciar sua Jornada no Inbound Marketing


Leia mais
março 28, 2022

Por que sua empresa precisa de um planejamento estratégico?


Leia mais
  • Artigos Educativos
  • Dicas de venda
  • Google Ads
  • Inbound Marketing
  • Infoprodutos
  • Lançamento de Infoprodutos
  • Marketing Digital
  • Marketing para Dentistas
  • Notícias
  • Redes Sociais
  • SEO
  • Tutoriais
  • Uncategorized
  • Lançamento ou Perpétuo? Descubra o Ecossistema Lucrativo e venda todos os dias
  • Infoprodutos que mais vendem: Veja os tipos que estão em alta em 2025
  • Como vender mais Infoprodutos: Estratégia matadora para aumentar preço e lucrar mais
  • Como ganhar dinheiro com cursos: Transforme seu conhecimento em lucro
  • O que faz uma Agência de Coprodução de Infoprodutos? [Guia Completo]
Fique por dentro das novidades

Receba dicas e materiais relevantes para seu negócio.

    A LAÇO DIGITAL precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.

    Endereço

    Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 – Zona 07 – Maringá – PR
    CEP 87020-035

    ATENDIMENTO
    De Segunda a Sexta-feira
    das 8h às 18h
    Sábados e Feriados: Fechado

    Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570
    Zona 07 – Maringá – PR – CEP 87020-035

    ATENDIMENTO
    De Segunda a Sexta-feira das 8h às 18h
    Sábados e Feriados: Fechado

    Mapa do Site
    • Sobre
    • Soluções
    • Clientes
    • Materiais
    • Blog
    • Contato
    • Trabalhe Conosco
    • Política de Privacidade
    Soluções
    • Lançamentos de Infoprodutos
    • Funil de Vendas
    • Vendas no Perpétuo
    • Tráfego para Infoprodutos
    • Estratégias de Lançamento
    • Mentoria
    Atendimento

    (44) 99859-1975

    Phone Whatsapp Envelope

    (44) 3037-6030

    Phone Whatsapp Envelope
    Acompanhe
    • NOSSO BLOG
    Whatsapp Facebook Instagram Youtube
    • NOSSO BLOG
    Whatsapp Facebook Instagram Youtube
    Aproveite e baixe nosso aplicativo

    © 2025 LAÇO DIGITAL | Todos os direitos reservados
    (44) 99859-1975 | [email protected]

    Desenvolvido com
    por nós mesmos!

    Dúvidas? Que tal nos enviar uma mensagem?

    Se você tem alguma dúvida, por favor não hesite em nos enviar uma mensagem. Nós responderemos em até 24h.

    Fale Conosco

    • (44) 9 9859-1975
    • (44) 9 9992-2804
    • [email protected]
    • [email protected]

    Endereço

    Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 – Zona 07 – Maringá – PR – CEP 87020-035
    Como chegar!

    Solicite um Orçamento Rápido

    Preencha o formulário abaixo que um de nossos colaboradores entrará em contato.

    Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.