Para os pequenos negócios, é importante saber o que mudou do Google Adwords para o Google Ads na mudança realizada pela Google em 2018.
Na ocasião, o Google reformulou totalmente o uso das ferramentas de anúncios, afetando tanto as empresas que desejam comprar mídia para obter novos negócios, quanto para as pessoas que tem como objetivo vender mídia em seus blogs e plataformas de conteúdo.
No entanto, o que mudou do Google Adwords para o Google Ads? É o que veremos a seguir. Portanto, continue lendo!
O primeiro elemento que todo pequeno empreendedor ou profissional de marketing tem de entender na mudança do Google Adwords para o Google Ads é que a alteração é mais do que apenas de nome ou marca.
Em primeiro lugar, todas as ferramentas de anúncios foram integradas em apenas uma: o Google Ads.
Assim, todos os anúncios via links patrocinados, Rede Display, Google Shopping ou Google Maps, além do YouTube e outras plataformas, são feitas no mesmo lugar: no Google Ads.
A plataforma fica unificada e capaz de lidar com as opções para todos os tipos de campanhas e objetivos dos clientes.
Por falar nisso, uma das principais novidades do Google Ads é a presença de elementos de machine learning para automatizar alguns aspectos das campanhas e gerar melhores resultados para os usuários.
O principal recurso nesse sentido são as Campanhas Inteligentes (ou Smart Campanhas), que são gerenciadas por machine learning para que pequenos negócios possam criar estratégias no Google Ads mais facilmente.
Nessas campanhas, o processo de criação de anúncios fica bem mais fácil. Basta definir algumas metas que o algoritmo do Google prioriza os lances com base no que eles consideram que é mais eficaz para cada caso.
Por exemplo, suponha que uma empresa faz uma campanha com o termo “óculos de sol” para vender produtos, enquanto outra quer gerar conversões na sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
O Google usará um sistema de machine learning para tentar identificar a intenção de busca de cada usuário que pesquise pelo termo “óculos de sol”, com base no seu histórico de pesquisa e outros dados, de modo a identificar se ele quer comprar ou saber mais sobre o assunto.
Dependendo do resultado, as Campanhas SMART priorizarão os lances de uma ou outra empresa.
Ajustados de forma manual ainda ficam os orçamentos, idioma e segmentação dos anúncios, para que cada empresa possa otimizar os seus resultados da melhor maneira possível.
Dentre tudo o que mudou do Google Adwords para o Google Ads em 2018, a maior mudança foi nos anúncios para aplicativos.
A Google Play Store, loja de aplicativos para Android, entrou para o ecossistema de anúncios do Google, mas passou a ter as suas campanhas praticamente 100% automatizadas.
Pois é, agora são poucas as opções de configuração de anúncios dentro da Play Store.
Ao utilizar o recurso de Campanhas Universais para aplicativos, o algoritmo do Google vai gerenciar todo o trabalho de fazer lances, segmentações e até mesmo a parte criativa para gerar os melhores resultados possíveis para cada aplicativo.
O que o usuário deverá fazer manualmente é definir um orçamento diário para o anúncio, um custo-alvo máximo por cada resultado (baixar o aplicativo) e uma segmentação de local ou idioma, caso queira.
Além disso, o dono do aplicativo deverá oferecer algumas ideias de textos para serem utilizadas no anúncio e o Google testará algumas opções para encontrar com a mais eficaz.
No anúncio de o que mudou do Google Adwords para o Google Ads em 2018, muita gente focou nas mudanças para as empresas. No entanto, outras pessoas também foram afetadas pelas alterações: os produtores de conteúdo.
Na prática, os sistemas DoubleClick for Publishers e DoubleClick Ad Exchange foram mesclados em um programa só, o Google Ad Manager.
Com ele, é possível que os produtores de conteúdo tenham maior controle sobre o que é anunciado em seus sites e possam aprender mais sobre como explorar a ferramenta ao máximo.
Além disso, a perspectiva do Google é que a remuneração para os parceiros da Rede Display possa crescer por causa das mudanças, tanto pelas otimizações dos próprios produtores, quanto pelas melhorias dos algoritmos da empresa.
Além das mudanças já citadas, os profissionais de marketing receberam uma novidade interessante no anúncio do Google: a junção do Analytics com o DoubleClick.
Agora, tudo está junto no Google Marketing Platform. Com essa plataforma, fica muito mais fácil de controlar o desempenho de campanhas, gerenciar métricas e medir os resultados de testes feitos.
Assim, dá para tornar o gerenciamento de campanhas mais científico e otimizado. A novidade deixa até mais fácil para quem quer aprender como anunciar no Google, já que os resultados são intuitivos e bem apresentados.
E aí, aprendeu o que mudou do Google Adwords para o Google Ads? O que você achou da mudança? Conte pra gente nos comentários abaixo!
Receba dicas e materiais relevantes para seu negócio.
A LAÇO DIGITAL precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 – Zona 07 – Maringá – PR
CEP 87020-035
ATENDIMENTO
De Segunda a Sexta-feira
das 8h às 18h
Sábados e Feriados: Fechado
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570
Zona 07 – Maringá – PR – CEP 87020-035
ATENDIMENTO
De Segunda a Sexta-feira das 8h às 18h
Sábados e Feriados: Fechado
© 2022 LAÇO DIGITAL | Todos os direitos reservados
(44) 3037 – 6030 | [email protected]
Se você tem alguma dúvida, por favor não hesite em nos enviar uma mensagem. Nós responderemos em até 24h.
Preencha o formulário abaixo que um de nossos colaboradores entrará em contato.