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Para iniciar uma campanha no Marketing Digital é necessário fazer uma série de levantamentos que vão além de algumas pesquisas tradicionais, como é o caso da pesquisa para descobrir o seu tipo de público. No mundo dos negócios é necessário que cada levantamento seja minucioso, para não afetar na criação e segmentação da campanha.
A persona é essencial para o planejamento de Marketing Digital, pois é com ela que conseguimos ter uma noção do que o público alvo procura ou se identifica. Esses levantamentos feitos vão contribuir para encontrar os gostos e criar um perfil fictício do cliente ideal. Neste artigo vamos abordar algumas questões sobre a persona, o que é, como é importante para a organização e como cria-la.

O que é uma persona?

A persona é um perfil ficcional criado como base como o “cliente ideal”, ela é fundamentada em dados colhidos em pesquisas sobre as características dos consumidores. Ela ajuda a compreender melhor o que um cliente precisa mantendo as estratégias de Marketing. É considerada o comprador perfeito para o produto ou serviço da empresa em questão.

Não podemos confundir público-alvo com persona, pois ambos possuem designações totalmente diferentes. O público-alvo é mais abrangente, trata de uma classe maior de características e pessoas, são clientes mais abrangentes, enquanto a persona as características são mais detalhadas e específicas.

Qual a importância de criar uma persona?

Ter uma persona definida é importante para a organização saber como o consumidor necessita do produto, como a campanha será montada, etc. Sem o perfil fictício a possibilidade da campanha ser prejudicada é grande, a persona contribui para que as chances de efetividade da comunicação sejam positivas. A seguir veja alguns pontos sobre a importância da criação da persona:

– Formar planos, pautas e palavras-chave;
– Definir o conteúdo abordado, linguagem, estilo, entre outros;
– Determinar os tópicos a serem utilizados;
– Possuir incentivo financeiro para campanhas em mídias sociais como o Facebook Ads, links patrocinados, etc;
– Desenhar as estratégias focando sempre no público em questão;

Vou fazer meu planejamento de marketing, não sei minha persona, como ficará meu planejamento?

Como dito anteriormente, o planejamento de marketing só será efetivo se a persona for definida. A comunicação precisa de um indivíduo para ser estabelecida, no caso do perfil ficcional é necessário que tenham todo um levantamento por trás de dos gostos, vontades, espaços, características, assim, montando o perfil final do consumidor para fazer essa comunicação se tornar efetiva.
Porém se essa persona não for bem definida ou não existir, pode ocorrer enganos na hora da estratégia chegar ao público. A mensagem pensada pode acabar não indo para quem foi destinada, por exemplo, promover itens para um público totalmente diferente.

Como criar uma persona?

Para criar uma persona é necessário uma coleta de informações com seus clientes atuais ou possíveis clientes, o trabalho é complexo, porém todos conseguem fazer. Para as pesquisas, são feitas perguntas semelhantes ao levantamento para encontrar o público-alvo, mas no caso da persona esse levantamento é muito mais detalhado para ajudar na hora de montar a estratégia.

Ela não é única, pode ser heterogênea, porém pode existir a possibilidade de apenas uma representar o perfil fictício para a organização e através das pesquisas que você consegue afunilar cada vez mais quais são os seus gostos. A seguir veja alguns passos utilizados para o levantamento da persona:
– Observe pessoas que sempre estão ativas nas redes sociais, ou seja, as que sempre interagem;
– Verifique o perfil, os primeiros dados serão encontrados lá;
– Ver o índice de clientes que mais consomem o produto;
– Pense em perguntas que se identifiquem com as questões referentes acima, coisas fluídas, deixando sempre que quem está sendo entrevistado fale espontaneamente falando de outros assuntos;
– Fale sobre o objetivo do seu contato;
– Comente sobre os costumes no mercado;
– Esse encontro pode ser tanto online quanto físico;

Desse modo é importante lembrar que a persona é essencial para a estratégia, as consequências da falta dela podem afetar como um todo, por isso é necessário muita cautela, pois é um processo complexo, qualquer dado analisado de forma errada pode prejudicar suas estratégias de Marketing Digital. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira acrescentar alguma informação, não hesite em deixar o seu comentário.

Até o próximo artigo!

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William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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