Prospecção ativa: Conheça tudo sobre essa abordagem - Laço Digital
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A prospecção ativa, também conhecida como outbound marketing é uma estratégia de abordagem comercial, que utiliza uma metodologia de pesquisa e contato com leads em potencial.

Essa é uma das ferramentas mais importante e conhecida, utilizada para atrair e converter novas vendas.

Ao longo desse artigo você entenderá mais sobre a prospecção ativa e como aplica-la ao seu negócio, nos acompanhe na leitura e confira!

Qual o objetivo da prospecção ativa?

Como o próprio nome sugere, a prospecção ativa é uma das formas mais eficientes de chegar até o seu cliente de forma direta.

Na prospecção ativa temos a entrada de leads por meio de um contato realizado diretamente pela equipe de vendas.

Sendo o principal objetivo da prospecção ativa, o de estimular/despertar o interesse do lead, o conduzindo até a ação de compra.

Esse segue sendo um dos modelos mais tradicionais de vendas, e que também gera excelentes resultados.

Alguns dos mecanismos utilizados em uma estratégia de prospecção ativa são as propagandas em veículos de comunicação como rádio, televisão, outdoors, links patrocinados, e até mesmo mídia impressa.

Como funciona a prospecção ativa na prática?

Para empresas que desejam aumentar seus resultados, investir em boas estratégias de vendas é o primeiro passo para obter maior rentabilidade no negócio.

Mas além de planejar, é preciso também executar de forma eficiente essas estratégias para que de fato os resultados apareçam.

A prospecção ativa exige uma atuação rápida, porém criteriosa, planejada e objetiva.

Por isso acompanhe alguns passos importantes a serem seguidos para uma prospecção ativa eficiente.

– Estabeleça qual o perfil alvo da sua prospecção

Assim como em outras estratégicas de marketing como Inbound por exemplo, a prospecção ativa requer que seja estabelecido um perfil de cliente a ser trabalhado.

É preciso conhecer qual o perfil do cliente que se deseja atrair para o negócio.

A partir daí é possível desenvolver uma abordagem que seja interessante para esse cliente e desperte o seu interesse na aquisição do produto / serviço oferecido.

– Estabeleça o canal de comunicação a ser utilizado

Uma vez que o perfil alvo de prospecção já é conhecido, é importante estabelecer qual o canal, ou os canais de comunicação que serão utilizados para chegar até esse cliente.

Para isso, pesquise quais os canais seu cliente em potencial acessa e utiliza, para a partir daí determinar uma estratégia de abordagem assertiva.

– Estabeleça uma relação com seu cliente em potencial antes de apresentar uma proposta

Na prospecção ativa, o contato com o lead é mais próximo, e por isso, para que as chances de venda sejam maiores é importante estreitar os laços com esse cliente em potencial, antes de apresentar uma proposta comercial formal.

Isso porque, para que o cliente tenha uma melhor aceitação do produto / serviço proposto, é preciso que ele se conecte com sua empresa, dessa forma ele ficará mais aberto à uma relação comercial.

– Estabeleça uma rotina de prospecção

E por último, mas não menos importante, determine uma rotina de prospecção.

Esse passo é muito importante na prospecção ativa, pois ela requer planejamento para trazer resultados.

Estabelecer um calendário, com quais clientes serão abordados é uma boa ferramenta que auxiliará na organização da sua equipe de vendas.

A prospecção ativa deve ser realizada de forma frequente, por isso a constância também é um ponto importante a ser observado para que os resultados sejam efetivos.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais e fique por dentro de outros assuntos relacionados ao tema.

Até a próxima!

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William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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