Reels: o que é e porque sua empresa precisa usar? - Laço Digital
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O Instagram hoje tem milhões de usuários ativos diários, e recentemente inovou em mais uma ferramenta de vídeo que tem feito muito sucesso em resposta a outras redes de vídeo como o TikTok e o Kwai, o Reels.

O Reels é um excelente instrumento de visibilidade orgânica que muitas empresas têm investido, por envolver o consumidor e aumentar o engajamento com as redes sociais de seus negócios.

Junto aos anúncios em tráfego pago, o Instagram Reels tem um alto potencial, para a captação de leads.

Saiba mais sobre esse recurso do Instagram, nos acompanhe na leitura!

O uso de Reels como ferramenta de marketing para empresas

O Instagram Reels é uma ferramenta que permite a criação de vídeos, usando recursos de áudio e efeitos e funciona no Brasil desde 2020.

Ele evoluiu de um recurso anterior do Instagram, o Cenas, e é uma excelente ferramenta de tráfego orgânico pois gera um alcance maior que posts no feed.

O instagram é uma rede social bastante democrática para que pequenas empresas possam desenvolver sua audiência.

Não necessita obrigatoriamente de um custeamento, e para que seu alcance atinja maior número de pessoas, basta que seja entregue um conteúdo de valor de forma consistente.

Para quem tem um público jovem, essa é uma excelente ferramenta, considerando que uma boa parcela dos usuários do Instagram está entre adolescentes e jovens adultos.

As possibilidades de utilizar o Reels do Instagram como ferramenta de marketing são diversas, e dependem da criatividade de quem gere a conta do Instagram.

Uma estratégia que muitas empresas adotam é a parceria com influencers para movimentar suas contas no Instagram e aumentar sua visibilidade orgânica.

Outra forma de aumentar a visibilidade orgânica é utilizar hashtags que estejam relacionadas ao seu segmento.

Como é um recurso que promove engajamento por ter alcance de um maior número de contas públicas, qualquer conta que produza um vídeo tem o poder de chegar a um número maior de pessoas, de acordo com o interesse delas no seu tipo de conteúdo.

Como fazer Reels para o Instagram?

– Para fazer um vídeo para o Reels, a princípio abra a câmera de gravação dos seus stories. – Na opção Reels, selecione as opções no botão de gravação de vídeo.

– Na esquerda da tela você tem a possibilidade de selecionar músicas na sua biblioteca do Instagram.

Muitos produtores de conteúdo utilizam áudios ou trechos de música para fazer vídeos de tendências do momento, ou apresentando curiosidades e produtos.

– Há ainda outros efeitos que ajudam a produzir um conteúdo mais criativo, e que possa gerar maior engajamento por conteúdo humorístico ou de interação com o público.

– O efeito speed, por exemplo, permite que se acelere o vídeo ou retarde durante o processo de edição.

– Também é possível acessar os filtros que ficam salvos nos stories para se utilizar no Reels, tanto os produzidos pelo próprio Instagram quanto os produzidos por usuários.

Essa ferramenta permite fazer vídeos mais divertidos, que podem envolver mais a audiência com a marca. 

– A ferramenta do temporizador permite que você veja a contagem regressiva da gravação do vídeo, ainda que não fique segurando o botão.

– Mesmo que o controle de tempo saia errado, é uma correção que pode ser feita no momento da edição.

– Há também uma ferramenta que permite o enquadramento de vídeo na edição.

– Durante a edição também é possível excluir algum take que não tenha saído conforme o planejado. 

– Para gravar, se utiliza o botão central convencional da câmera e é possível postar tanto nos stories quanto no feed.

Os vídeos postados no feed em conta aberta, irão ter um alcance maior, já que irão aparecer na ferramenta própria de explorar do Reels, além do feed da conta que postou.

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog e fique por dentro!

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William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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