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Publicado por William Teixeira sobre julho 7, 2022
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  • Marketing Digital
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O marketing orientado a dados (data driven marketing) é uma ferramenta essencial para empresas que desejam atuar de forma mais assertiva junto aos seus leads.

Por meio do marketing orientado a dados é possível ter acesso a informações transacionais e comportamentais do seu público, e com base nesses dados desenvolver estratégias mais adequadas para atrair e reter clientes.

Nos acompanhe nos próximos tópicos e saiba mais sobre o marketing orientado a dados.

O que é o marketing orientado a dados?

Como falamos no início, o marketing orientado a dados utiliza dados do público alvo, para determinar as ações de antes, durante e após uma campanha de marketing, para que os resultados de vendas sejam melhores e mais expressivos.

É importante entendermos que todas as campanhas de marketing que obtiveram bons resultados, foram desenvolvidas com base em dados, pesquisas de mercado e mensuração.

As informações obtidas através do marketing orientado a dados serão transformadas em ideias e ações, a serem aplicadas em planejamentos e campanhas comerciais.

Além disso, o marketing orientado a dados permite que a empresa identifique as tendências de mercado e com base nessas tendências, realize suas projeções de crescimento futuro.

Quais os benefícios de utilizar o marketing orientado a dados?

Usar dados para obter informações que vão nortear as estratégias de marketing, com base nas preferências dos consumidores e potenciais clientes é uma forma inteligente de conquistar maior competitividade no mercado.

Temos muitos benefícios ao utilizar o marketing orientado a dados, conheça alguns deles:

  • Benchmarking
  • Maior e melhor conhecimento sobre o cliente
  • Mensuração de força de marca
  • Inteligência de negócio
  • Maior competitividade
  • Fornece dados para a criação de estratégias
  • Contribuir com o processo de tomada de decisões
  • Contribuir para estabelecer KPIs de marketing
  • Mensuração de ROI

Como implementar o marketing orientado a dados?

Já sabemos que alguns dos principais objetivos do marketing orientado a dados é o de proporcionar maior eficiência das ações de marketing, e também melhorar a experiência do cliente.

Para isso, separamos alguns passos necessários no processo de implementação de marketing orientado a dados, veja abaixo:

– Etapa de Análise

Esse é o princípio do data driven marketing, pois na etapa de análise a empresa determinará quais os objetivos a serem alcançados por meio da estratégia de marketing baseada em dados.

A partir daí será possível identificar quais dados serão necessários, e com isso entender melhor a jornada do cliente.

Além disso, na fase de análise é possível definir metas e indicadores de desempenho, que permitirão medir a eficiência das ações de marketing a partir dos dados coletados.

– Etapa de Automatização

O marketing orientado a dados irá trazer um grande volume de dados que os clientes estão produzindo.

Toda essa informação pode se tornar excessiva para que a equipe de marketing possa coletar, processar e analisar.

Por isso, implementar ferramentas e tecnologias de automação de marketing permitirá um uso mais assertivo e eficiente desses dados, com melhores resultados.

– Etapa de Compartilhamento

Naturalmente os dados obtidos através de marketing orientado a dados serão utilizados pelas equipes de marketing e comercial.

Porém esses dados podem também contribuir com o trabalho de outras equipes da empresa.

Por isso, o compartilhamento de forma planejada e com critério adequado pode potencializar os resultados do data driven marketing para o negócio.

– Etapa de Análise e Acompanhamento

Várias empresas utilizam o marketing orientado a dados, por isso, acompanhar as tendências e principalmente o que a concorrência tem praticado é necessário para que se possa acompanhar as mudanças do mercado.

Além disso, manter os indicadores de monitoramento atualizados, de acordo com as metas estabelecidas permite acompanhar se o data driven marketing está trazendo os resultados esperados.

Como vimos, o marketing orientado a dados permite a empresa desenvolver ferramentas para estruturar o marketing e implementar ações de vendas assertivas.

Para mais conteúdos como esse acompanhe nosso blog.

Até a próxima.

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William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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