Tráfego orgânico: Potencialize seu site com estratégias de SEO
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Cresce cada vez mais o número de empresas que utilizam o meio digital para alcançar seus potenciais clientes.

Para atrair e despertar a atenção do público-alvo, é importante aplicar técnicas assertivas que converterão conteúdos postados em interações.

Atualmente é possível alcançar um bom engajamento sem necessariamente investir em impulsionamento. O tráfego orgânico é o conjunto de interações obtidas de forma natural, por meio dos conteúdos inseridos nos canais web.

Para saber como aumentar o tráfego orgânico e melhorar o posicionamento na web, confira as dicas que separamos em nosso artigo.

Entendendo o que é o Tráfego Orgânico

Como falamos, o tráfego orgânico consiste na interação (visitas) obtida de forma natural, apenas com a utilização de técnicas como o SEO para melhor posicionamento dos conteúdos nos motores de busca (Google).

Diferentemente do tráfego pago, onde é mais fácil atingir o público-alvo e alcançar um número maior de pessoas de forma rápida, o tráfego orgânico é um pouco mais desafiador de se obter, visto que depende da habilidade de se produzir conteúdo relevantes, utilizando técnicas e estratégias corretas de SEO.

Porém, uma vez obtido o tráfego orgânico, ele é mais consistente e sólido que o tráfego pago, além disso os visitantes visualizam páginas bem posicionadas de forma orgânica como confiáveis, sensação que tende a diminuir com o tráfego pago, uma vez que o visitante sabe que está se tratando de um anúncio. Por isso vale a pena investir tempo e esforço em busca dos resultados orgânicos.

Outra desvantagem que o tráfego pago apresenta, é que uma vez que o impulsionamento for pausado, automaticamente o tráfego cai, aí entra a consistência obtida com o tráfego orgânico.

Mas para que você entender melhor os tipos de tráfego existentes, relacionamos eles em uma única lista, confira abaixo:

  • Tráfego Orgânico – Obtido de forma natural
  • Tráfego Pago – Obtido através de anúncios no Google ou outros canais
  • Tráfego Social – Obtido com o acesso do conteúdo por meio de redes sociais, através de links que redirecionam para o site
  • Tráfego de Referência – Obtido através da visitação recebida em uma página que não seja proveniente de sites de buscas, muito comum nos acessos por meio de artigos de blog

Utilizando corretamente as técnicas de SEO

Sabemos que o SEO é a junção de técnicas que visam proporcionar o melhor posicionamento de um conteúdo em sites de buscas.

Para quem busca alcançar um bom tráfego orgânico, o ele é a essência do negócio, isso porque quando bem trabalhado, o SEO irá se converter em um bom posicionamento nos sites de busca, atraindo um público maior, gerando maiores resultados, afinal converter visitantes em clientes é o objetivo principal.

Textos, artigos, postagens e sites devem ser otimizados de acordo com as regras do SEO, para garantir um bom posicionamento e, consequentemente, aumentar o seu tráfego.

Posicionamento no Google

Para entendermos a importância de se posicionar bem nos sites de busca como o Google, é necessário entender melhor como esses motores de buscas classificam os conteúdos para apresentar ao seu público-alvo.

Tais sites possuem mecanismos que classificam por meio de algoritmos cada página, e com isso essa página recebe um “peso”. Sendo assim, se uma determinada página se encaixa bem nesse algoritmo, consequentemente, o seu posicionamento será melhor do que outras páginas que não sejam tão relevantes.

Então é possível perceber que é necessário certo trabalho e conhecimento para se alcançar o posicionamento ideal.  

Conversões

Estatisticamente falando, o tráfego orgânico traz mais “retorno”, ou seja, gera um maior número de conversões quando comparados com links impulsionados ou anúncios gerados.

O Marketing digital tem o propósito de gerar negócios através da WEB, então investir em técnicas e mecanismos que melhorem o posicionamento de uma página vão fazer com o que tráfego orgânico aumente, o que gerará também maior número de conversões e o resultado financeiro esperado será obtido.

Percebemos que é altamente viável investir em iniciativas que promoverão o aumento do tráfego orgânico de uma página. O público atingido nesses casos é mais assertivo e direcionado ao negócio que o site está promovendo.

Quer saber mais sobre tráfego orgânico, técnicas de SEO e marketing digital? Acompanhe nosso blog, e confira os artigos exclusivos que desenvolvemos sobre esses tópicos.

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William Teixeira
William Teixeira
Professor, Fundador e CEO na Laço Digital, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIFCV, MBA em Marketing, Vendas e Mídias Sociais, estudou Sistemas de Informação pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot e RD University, especialista em Search Engine Optimization (SEO).

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