Os infoprodutos ou produtos digitais, estão conquistando uma parcela de mercado cada vez maior.
A cada dia tem surgido novos “empreendedores digitais” e isso tem fortalecido esse segmento que tende a continuar em expansão.
Mas afinal, o que é preciso saber e fazer antes de lançar um infoproduto?!
A resposta a essa e outras perguntas importantes sobre o mercado de produtos digitais está logo abaixo, confira conosco!
Basicamente, todo produto digital parte de uma ideia, ou de uma habilidade em determinado tema.
Então para transformar esse tema em um produto vendável, é preciso trabalhar na formatação do conteúdo e também na validação se há de fato demanda de mercado para o produto.
Inicialmente é importante definir qual o formato em que o produto será comercializado, os principais formatos utilizados são:
Definir o formato permitirá configurar o conteúdo de forma que fique o mais atrativo possível para o público alvo.
No inicio do projeto de lançamento do infoproduto, é preciso conhecer qual o público alvo a ser trabalhado.
Definir a sua persona é importante para que as ações de marketing e estratégias de vendas, sejam implementadas de acordo com esse perfil.
Aumentando consideravelmente as chances de sucesso e maior rentabilidade do produto.
Apenas identificar sua persona não é o suficiente, é preciso também conhecer um pouco mais sobre os seus concorrentes.
Entender como eles atuam, quais os seus diferenciais, e também o que público espera de diferente.
Utilize essas informações para formatar seu infoproduto, e obter um produto único e com alto valor agregado.
Uma vez que as fases iniciais de formatação e pesquisa, já estão em andamento é necessário definir um calendário de lançamento.
O calendário é importante pois com base nas datas estabelecidas, será possível desenvolver toda a estratégia de marketing que será utilizada para divulgação e venda.
Para definir um calendário de lançamento é preciso saber, quando o produto estará concluído e apto para ser comercializado.
Mas atenção, é preciso estabelecer um calendário realista, pois caso haja atrasos na conclusão do produto e formatação, esse atraso pode gerar impactos negativos em todo o processo.
Além disso é necessário estabelecer também quanto tempo após o lançamento esse produto ficará disponível para compra.
Com base nessas datas é possível definir um cronograma, com todas as datas dos eventos que serão realizados antes do lançamento.
O pré-lançamento de um infoproduto é uma etapa importante e essencial, pois é no pré-lançamento que o mercado estará sendo preparado para a disponibilização para venda.
O pré lançamento visa atrair o cliente até o produto, de forma que ele próprio identifique o problema / solução para alguma demanda.
Aplicar técnicas como SEO por exemplo, podem proporcionar maior autoridade e engajamento, sendo mais fácil conduzir sua persona pelas etapas de funil de vendas.
O pré lançamento é o momento ideal de investir em uma divulgação intensa e eficiente.
Nessa etapa podem ser utilizadas ferramentas como e-mail marketing, tráfego orgânico / pago nas mídias sociais, engajamento e melhor ranqueamento do site entre outros.
No pré lançamento a ideia é gerar uma grande expectativa no público alvo, de forma que o mesmo fique ansioso pelo produto.
Por isso as datas utilizadas para trabalhar os anúncios e divulgação devem ser meticulosamente definidas.
Não faz sentido anunciar um produto várias semanas antes do seu lançamento, assim como não é viável anunciar muito próximo a data de lançamento.
Esse equilíbrio é importante para atingir o timing do cliente.
Esperamos que nossas dicas tenham ajudado a entender o que é preciso para lançar um infoproduto de sucesso.
Se você deseja atuar no lançamento de um infoproduto, ou gostaria de saber mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco.
Somos especialistas em marketing digital e estamos a disposição para apoiá-lo!
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